Política


4ª PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VARGINHA PROMOVE DIÁLOGO E CONSTRUÇÃO COLETIVA NA POLICLÍNICA CENTRAL
A 4ª Pré-Conferência Municipal de Saúde de Varginha foi realizada na noite de ontem, quinta-feira (18), na Policlínica Central, reunindo usuários, trabalhadores e representantes do setor para um importante momento de diálogo e construção coletiva. O evento, que precedeu a Conferência Municipal prevista para os próximos meses, teve como objetivo principal ouvir a população e os profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo que as demand
há 2 dias2 min de leitura


VARGINHA GANHA AULAS POPULARES DE TÊNIS NO CEV; VAGAS SÃO LIMITADAS
A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), tem a satisfação de informar que já estão abertas as inscrições para as aulas de tênis no Centro Esportivo Varginhense (CEV) – antigo VTC. As vagas são limitadas e estão sendo oferecidas à população em geral, sem exigência de experiência prévia, com turmas distribuídas ao longo do dia para atender diferentes faixas etárias e níveis de habilidade. A iniciativa integra o programa "Varginha em
há 2 dias2 min de leitura


LIDERANÇA EMPRESARIAL DO SUL DE MINAS LEVA PAUTAS ESTRATÉGICAS A BRASÍLIA EM AGENDA DE TRÊS DIAS
Entre os dias 16 e 18 de junho, André Yuki, presidente da Abrasel no Sul de Minas, do SEHAV e da ACIV, cumpriu uma agenda estratégica em Brasília voltada ao fortalecimento do desenvolvimento regional e à defesa dos empreendedores do setor de alimentação fora do lar. A programação teve início com o 38º Congresso Nacional da Abrasel, realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, que reuniu autoridades e lideranças empresariais para debater desafios e oportunidades do s
há 3 dias2 min de leitura


UNIFAL RECEBE COMENDA DO MÉRITO EDUCACIONAL IRMÃ NOEMI EM SOLENIDADE NA CÂMARA DE VARGINHA
A Câmara Municipal de Varginha realizou, na noite desta quinta-feira (18), a solenidade de entrega da Comenda do Mérito Educacional Irmã Noemi à Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), em reconhecimento à sua relevante contribuição para a educação e o desenvolvimento social da região. A homenagem, proposta pela vereadora Professora Mônica Cardoso, egressa da instituição, teve a sessão solene presidida pelo vereador Bruno Leandro, também ex-aluno da universidade. Compuseram
há 3 dias1 min de leitura


ESCÂNDALO JAQUES WAGNER SACODE O PLANALTO, RADICALIZA OPOSIÇÃO E AMEAÇA ELEIÇÕES NA BAHIA
O desdobramento do caso envolvendo o senador Jaques Wagner (PT-BA) atingiu em cheio o governo Lula, pegando aliados de surpresa e reconfigurando o tabuleiro político em Brasília. Do ponto de vista estratégico, caiu por terra a tentativa inicial do PT de atribuir à oposição a responsabilidade pelo escândalo do Banco Master, que ganhou contornos mais complexos à medida que as investigações avançaram. Nos primeiros momentos da crise, os holofotes se concentraram nas relações ent
há 3 dias2 min de leitura


SEHAD REGISTRA MAIS DE 2,4 MIL ATENDIMENTOS EM MAIO E REFORÇA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL EM VARGINHA
A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SEHAD) de Varginha divulgou, nesta semana, o balanço das principais ações e atendimentos realizados ao longo do mês de maio de 2026. Os números consolidados revelam um total de 2.433 atendimentos diretos, que contemplaram desde a concessão de benefícios emergenciais até o acompanhamento sociofamiliar contínuo. Ao todo, 1.109 famílias foram acolhidas pelas unidades e equipamentos vinculados à pasta, em um esforço co
há 3 dias2 min de leitura


PREFEITO DE VARGINHA PARTICIPA DE SOLENIDADE E DESTACA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE BRIGADISTAS FLORESTAIS
O prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, participou, na manhã desta sexta-feira (19), da solenidade de conclusão do Curso de Brigadista Florestal, realizada no Tiro de Guerra 04-034, localizado no bairro Vila Paiva. A cerimônia, que teve início às 7h, contou com a presença de autoridades municipais, militares e familiares dos concluintes, marcando o encerramento de uma capacitação estratégica para o período de estiagem que se aproxima no sul de Minas Gerais. O treinamento, mi
há 3 dias2 min de leitura


GCMV E ESCOLA MUNICIPAL UNEM FORÇAS EM PALESTRA CONTRA O BULLYING E PROMOVEM CULTURA DE RESPEITO EM VARGINHA
Na manhã da última quarta-feira (17), a EM Emiliano Souza abriu suas portas para uma parceria de grande relevância em prol do bem-estar dos estudantes, recebendo a Guarda Civil Municipal de Varginha (GCMV) para uma palestra educativa focada na conscientização e no combate ao bullying. A atividade envolveu três turmas dos 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental e teve como principal objetivo fortalecer a cultura do respeito mútuo, garantindo que as salas de aula sejam, cada vez
há 4 dias2 min de leitura


PREFEITURA DE VARGINHA APRESENTA PROGRAMA "CUIDA MAIS VARGINHA" COM TELEMEDICINA PARA AMPLIAR ACESSO À SAÚDE
A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), promoveu na manhã desta quarta-feira (17) uma reunião estratégica para definir e alinhar os últimos detalhes do projeto Cuida Mais Varginha. O encontro, realizado na sede da SEMUS, reuniu gestores, técnicos da pasta e representantes da administração municipal, que discutiram as diretrizes e o cronograma de implantação do programa. A iniciativa tem como principal objetivo ampliar o acesso da população
há 5 dias2 min de leitura


PT DESCARTA ALIANÇA COM KALIL EM MINAS E MANTÉM NEGOCIAÇÕES COM PARTIDOS DA BASE DE LULA
O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, fechou de vez a porta para uma possível aliança com o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, nas eleições estaduais de 2026. Segundo Edinho, o veto se justifica pelo fato de Kalil insistir em se colocar como candidato ao governo do estado — o que, na visão da cúpula petista, interdita qualquer composição viável. Com isso, o PT mantém negociações em curso apenas com legendas que integram a base de
há 5 dias2 min de leitura


COPASA É VENDIDA POR R$ 8,3 BILHÕES EM CERIMÔNIA NA BOLSA DE SÃO PAULO; GOVERNO DE MG MANTÉM PODER DE VETO
Foi concluída nesta terça-feira (16), em cerimônia realizada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), a venda da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) no valor total de R$ 8,3 bilhões. O governador do estado, Matheus Simões (PSD), acompanhado da presidente da companhia, Marília Mello, participou do evento que marcou a transferência do controle acionário da empresa para o setor privado. O movimento integra o processo de desestatização do saneamento mineiro, iniciado n
há 6 dias2 min de leitura


PESQUISA APONTA FLÁVIO BOLSONARO À FRENTE DE LULA EM SÃO PAULO NOS DOIS TURNOS
Levantamento divulgado nesta terça-feira (16) pelo Instituto Real Time Big Data projeta um cenário favorável ao senador Flávio Bolsonaro (PL) na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, em possível confronto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com os números, o parlamentar venceria o chefe do Executivo federal em ambos os turnos da eleição paulista. No primeiro levantamento estimulado, o parlamentar aparece com 36% das intenções de voto, contra 31% atribu
há 6 dias2 min de leitura


VARGINHA É DESTAQUE EM ENCONTRO REGIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E RECEBE CERTIFICADO DA SEE/MG
A Secretaria Municipal de Educação de Varginha marcou presença, nesta segunda-feira (15), no Encontro Regional de Secretários Municipais de Educação e Articuladores do RENALFA, promovido pela Superintendência Regional de Ensino de Varginha. Realizado no Salão da SRE, o evento reuniu gestores e técnicos de diversas cidades da região em torno de um objetivo comum: o fortalecimento das políticas públicas voltadas à alfabetização infantil. A ação integra o eixo Boas Práticas do C
há 6 dias2 min de leitura


CÂMARA MUNICIPAL DE VARGINHA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LDO 2027 NESTA QUARTA-FEIRA (17)
Na próxima quarta-feira (17), a Câmara Municipal de Varginha promove, às 9h, uma audiência pública para apresentação do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027. O evento será realizado no Plenário da Câmara e terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa no YouTube, Instagram e Facebook. A LDO é um dos principais instrumentos de planejamento da administração pública. Ela estabelece as metas e prioridades do município para o ano segui
15 de jun.1 min de leitura


Coluna - "Em Tempo Real" - Por João Bosco
EX-PREFEITO DE VARGINHA VÉRDI LÚCIO MELO ANUNCIA PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL O ex-prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual. O anúncio foi recebido com aplausos pela maioria dos munícipes varginhenses, já que, ao final de seu mandato, ele obteve mais de 90% de aprovação popular. Vérdi é conhecido como "o prefeito das obras e da infraestrutura", título conquistado graças às mais de cem obras realizadas em todos os cantos d
15 de jun.5 min de leitura


GOVERNO PERDE O CONTROLE DA INFLAÇÃO E POPULAÇÃO ARCA COM ERRO NA MISTURA DO ETANOL
O governo federal já perdeu as rédeas sobre a inflação brasileira, que vem subindo mês a mês. Em maio de 2026, o índice registrou a maior alta para o período nos últimos cinco anos, escancarando a falta de planejamento econômico da atual gestão. Os alimentos sobem de preço a cada 24 horas, e o acumulado dos últimos 12 meses chegou a 4,72%, ultrapassando o teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), os grup
12 de jun.2 min de leitura


PROPOSTA DE DELAÇÃO DE BANQUEIRO CITA MINISTRO ALEXANDRE SILVEIRA EM SUPOSTO REPASSE DE R$ 20 MILHÕES POR CAIXA DOIS
Em propostas de delação premiada, o banqueiro Daniel Vorcaro citou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, como beneficiário de um repasse de R$ 20 milhões por meio de caixa dois durante sua campanha ao Senado em 2022. A informação foi divulgada pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, que teve acesso a trechos das declarações do investigado. A revelação ocorre em meio a um momento delicado para o governo federal, uma vez que Silveira é um dos nomes de confia
11 de jun.2 min de leitura


PREFEITURA MUNICIPAL VÊM A PÚBLICO ESCLARECER OS FATOS DEBATIDOS NA SESSÃO LEGISLATIVA DE 8 DE JUNHO
Em respeito ao princípio constitucional da publicidade, ao compromisso com a verdade e ao livre exercício do jornalismo ético e imparcial, a Prefeitura Municipal de Varginha e a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) vêm a público esclarecer os fatos debatidos na sessão legislativa do último dia 08 de junho de 2026. Diante de narrativas isoladas que buscam distorcer a realidade administrativa para criar palanque político, faz-se necessário apresentar os dados reais, auditad
10 de jun.4 min de leitura


CCJ APROVA PEC QUE REDUZ MAIORIDADE PENAL PARA 16 ANOS
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. A votação registrou 44 votos favoráveis e 18 contrários. O texto agora segue para uma comissão especial, que discutirá o mérito da proposta e definirá o modelo a ser levado ao plenário da Câmara. O relator da proposta, deputado Coronel Assis (PL-MT), defendeu um modelo no qual
10 de jun.1 min de leitura


OBRA DA NOVA UBS DO JARDIM ÁUREA EM VARGINHA AVANÇA COM RECURSOS DO NOVO PAC
A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), segue com as obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Tipo I do bairro Jardim Áurea. A construção é financiada pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Ministério da Saúde, iniciativa voltada à estruturação e ao fortalecimento da Atenção Primária em todo o país. O prefeito Leonardo Ciacci visitou as obras na manhã desta terça-feira (9) e informou que a unidade já está no ponto
10 de jun.2 min de leitura








