Saúde


VARGINHA DESTACA COBERTURA VACINAL CONTRA INFLUENZA ACIMA DAS MÉDIAS ESTADUAL E NACIONAL
O Dia D de Multivacinação em Varginha teve resultado expressivo, com atendimentos na Praça do ET e em 16 unidades de saúde distribuídas pelo município. De acordo com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, 763 pessoas passaram pela avaliação da situação vacinal, e 718 doses foram aplicadas, sendo 452 delas contra a Influenza. O prefeito Leonardo Ciacci e o secretário de Saúde, Heron Ataíde Martins, estiveram na Praça do ET acompanhando a mobilização, conversa
há 4 horas1 min de leitura


VARGINHA REALIZA 136 CIRURGIAS DE CATARATA EM MUTIRÃO DE FIM DE SEMANA
Foram realizadas mais de 130 cirurgias de catarata neste fim de semana, sábado (20) e domingo (21), no Hospital Regional do Sul de Minas, beneficiando pacientes que aguardavam pelo procedimento. A ação, promovida pela Prefeitura de Varginha por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá continuidade às iniciativas de redução da fila de espera por cirurgias eletivas. O prefeito Leonardo Ciacci esteve no hospital na manhã de sábado para acompanhar os atendimentos e conversar com
há 7 horas1 min de leitura


4ª PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VARGINHA PROMOVE DIÁLOGO E CONSTRUÇÃO COLETIVA NA POLICLÍNICA CENTRAL
A 4ª Pré-Conferência Municipal de Saúde de Varginha foi realizada na noite de ontem, quinta-feira (18), na Policlínica Central, reunindo usuários, trabalhadores e representantes do setor para um importante momento de diálogo e construção coletiva. O evento, que precedeu a Conferência Municipal prevista para os próximos meses, teve como objetivo principal ouvir a população e os profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo que as demand
há 2 dias2 min de leitura


VACIMÓVEL APLICA 113 DOSES EM AÇÃO NO HOSPITAL REGIONAL E REFORÇA CHAMADO PARA ATUALIZAÇÃO DO CARTÃO VACINAL
A ação realizada com o Vacimóvel, no estacionamento do Hospital Regional, na tarde da última quarta-feira (17), registrou um saldo positivo de 113 vacinas aplicadas, ampliando a cobertura vacinal da população varginhense. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Varginha por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu mais uma oportunidade para que os cidadãos atualizassem seus cartões de vacinação de forma rápida e acessível, sem a necessidade de deslocamento até as un
há 4 dias2 min de leitura


VARGINHA É SELECIONADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA PROJETO INÉDITO DE FLUXO DIGITAL ODONTOLÓGICO NO SUS
O município de Varginha acaba de ser contemplado como um dos poucos selecionados pelo Ministério da Saúde para integrar o projeto nacional de implementação do Fluxo Digital Odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, que coloca a cidade mineira na vanguarda da odontologia pública brasileira, prevê a chegada de equipamentos de última geração, como escâner intraoral, impressora 3D e notebooks, que transformarão a realidade dos atendimentos odontológicos na rede
há 4 dias2 min de leitura


PREFEITURA DE VARGINHA APRESENTA PROGRAMA "CUIDA MAIS VARGINHA" COM TELEMEDICINA PARA AMPLIAR ACESSO À SAÚDE
A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), promoveu na manhã desta quarta-feira (17) uma reunião estratégica para definir e alinhar os últimos detalhes do projeto Cuida Mais Varginha. O encontro, realizado na sede da SEMUS, reuniu gestores, técnicos da pasta e representantes da administração municipal, que discutiram as diretrizes e o cronograma de implantação do programa. A iniciativa tem como principal objetivo ampliar o acesso da população
há 5 dias2 min de leitura


CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE MOBILIZA COMUNIDADE NO HOSPITAL REGIONAL DO SUL DE MINAS NESTA QUARTA-FEIRA
Com a chegada do período de maior circulação do vírus da influenza, os riscos de complicações graves associadas à gripe aumentam significativamente, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Diante desse cenário, o Hospital Regional do Sul de Minas e Prefeitura Municipal de Varginha promovem, nesta quarta-feira (17), uma grande ação de imunização contra a gripe, voltada a toda a população — incluindo crianças a partir de seis meses de idade. O evento ac
há 5 dias2 min de leitura


OBRA DA NOVA UBS DO JARDIM ÁUREA EM VARGINHA AVANÇA COM RECURSOS DO NOVO PAC
A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), segue com as obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Tipo I do bairro Jardim Áurea. A construção é financiada pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Ministério da Saúde, iniciativa voltada à estruturação e ao fortalecimento da Atenção Primária em todo o país. O prefeito Leonardo Ciacci visitou as obras na manhã desta terça-feira (9) e informou que a unidade já está no ponto
10 de jun.2 min de leitura


MINISTÉRIO DA SAÚDE SUSPENDE VACINA CONTRA DENGUE DO BUTANTAN APÓS REGISTRO DE ÓBITOS E REAÇÕES ADVERSAS
O Ministério da Saúde determinou, nesta semana, a suspensão da vacina contra a dengue fabricada pelo Instituto Butantan. De acordo com a pasta, estão sendo investigados dois casos de óbitos ocorridos em pessoas que receberam o imunizante, embora os primeiros levantamentos indiquem não haver, até o momento, comprovação de ligação direta entre as mortes e a vacina. A decisão, no entanto, foi tomada como um sinal de alerta e segue o princípio da precaução, adotado em situações d
8 de jun.2 min de leitura


QUEDA DE TEMPERATURA ACENDE ALERTA PARA VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA EM VARGINHA
Com a queda significativa das temperaturas nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde de Varginha reforça o alerta para a vacinação contra a influenza. A imunização é especialmente recomendada para integrantes dos grupos prioritários, que incluem crianças acima de seis meses, gestantes e idosos. As baixas temperaturas, típicas do outono e do inverno, favorecem a circulação de vírus respiratórios, aumentando os riscos de complicações como pneumonias e agravamento de doe
8 de jun.2 min de leitura


CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO CONVOCA CRIANÇAS E ADOLESCENTES MENORES DE 15 ANOS
Pais, mães e responsáveis devem ficar atentos: crianças e adolescentes com menos de 15 anos estão oficialmente convocados para participar da Campanha de Multivacinação, iniciativa nacional que visa atualizar a caderneta vacinal desse público. A convocação tem caráter prioritário neste mês e busca reduzir os riscos de retorno de doenças já erradicadas ou controladas no país, como sarampo, poliomielite, caxumba e rubéola. Especialistas orientam os responsáveis a procurarem a un
8 de jun.1 min de leitura


FORÇA-TAREFA CONTRA A DENGUE MOBILIZA BAIRRO PINHEIROS COM AÇÕES EDUCATIVAS, FISCALIZAÇÃO E MONITORAMENTO POR DRONE
A Prefeitura Municipal de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e do setor de Vigilância Ambiental, realizou na manhã desta quarta-feira uma grande ação de educação em saúde e combate à dengue no Bairro Pinheiros. A mobilização teve como foco principal a conscientização direta dos moradores e o monitoramento estratégico da região, unindo tecnologia, fiscalização e trabalho de campo. Durante toda a manhã, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) percorrera
3 de jun.2 min de leitura


ESTUDO APRESENTADO NA ASCO MOSTRA MEDICAMENTO QUE DOBRA SOBREVIDA NO CÂNCER DE PÂNCREAS
CHICAGO, 1º de junho de 2026 – Durante a sessão plenária da American Society of Clinical Oncology (ASCO), o maior congresso de oncologia clínica do mundo, pesquisadores apresentaram resultados históricos do estudo RASolute 302. O medicamento daraxonrasib, administrado por via oral uma vez ao dia, quase dobrou a sobrevida de pacientes com câncer de pâncreas metastático que não respondem mais à quimioterapia. A plateia de médicos e cientistas reagiu com aplausos de pé e lágrima
2 de jun.2 min de leitura


SAÚDE LEVA VACINAÇÃO AO BAIRRO DE FÁTIMA E AO MERCADO DO PRODUTOR E APLICA 354 DOSES EM UM FIM DE SEMANA
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, neste final de semana, mais duas importantes ações de vacinação para ampliar a proteção da população e facilitar o acesso às imunizações. No sábado, a equipe atendeu os moradores na Quadra do Bairro de Fátima. Já no domingo, a iniciativa ocorreu no Mercado do Produtor, por meio do programa Vacimóvel, que leva os imunizantes a locais de grande circulação. As ações reforçam a estratégia da pasta de levar saúde para perto da comunidade,
1 de jun.2 min de leitura


HOSPITAL BOM PASTOR FAZ ENTREGA INÉDITA DE UNIFORMES E REFORMA QUARTO DE DESCANSO PARA COLABORADORES
O Hospital Bom Pastor, em Varginha, vive um momento importante de valorização e cuidado com seus colaboradores. Pela primeira vez, a instituição está realizando a entrega de uniformes aos servidores — uma iniciativa histórica que representa mais organização, identificação institucional, conforto e reconhecimento para os profissionais que atuam diariamente na assistência à população. A ação marca um avanço significativo na gestão de recursos humanos da unidade, que integra a r
29 de mai.2 min de leitura


PREFEITO LEONARDO CIACCI PRESTIGIA SEMANA DA ENFERMAGEM NA UPA DE VARGINHA
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Varginha celebrou a Semana da Enfermagem com uma programação especial em homenagem aos profissionais que atuam na linha de frente da saúde pública. O prefeito Leonardo Ciacci prestigiou o evento ao lado do secretário municipal de Saúde, Heron Martins, e foi recepcionado pela diretora da unidade, Pamela Candido. Durante a visita, as autoridades percorreram os setores da UPA, conversaram com técnicas de enfermagem, enfermeiros e auxiliar
29 de mai.2 min de leitura


VACIMÓVEL LEVA IMUNIZAÇÃO À ZONA RURAL DE VARGINHA NESTA SEMANA
A Prefeitura de Varginha informou que a ação de vacinação realizada no último final de semana, dias 23 e 24, na Praça do ET, imunizou 706 pessoas, com um total de 805 doses aplicadas — sendo 676 vacinas contra a influenza. A campanha faz parte dos esforços do município para ampliar a cobertura vacinal antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. Nesta semana, a iniciativa será levada à zona rural por meio do Vacimóvel. De acordo com a atualização da c
25 de mai.2 min de leitura


VARGINHA AMPLIA IMUNIZAÇÃO COM MUTIRÃO EM DOIS PONTOS E ATENDE SERVIDORES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Dando sequência às iniciativas para ampliar o acesso à imunização, a Prefeitura de Varginha, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, realiza nesta data uma ação simultânea em dois locais distintos para vacinar diferentes públicos da cidade. As equipes municipais foram divididas estrategicamente a fim de alcançar tanto os servidores públicos lotados na administração direta quanto os profissionais que atuam na linha de frente da saúde municipal. A medida integra o crono
22 de mai.2 min de leitura


VARGINHA JÁ ATENDEU 4.765 PESSOAS NAS SALAS DE VACINAÇÃO E MAIS 396 DOSES APLICADAS DURANTE HORÁRIO ESTENDIDO
A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), divulgou o balanço da ação de vacinação realizada no último sábado, dia 16 de maio, na Central de Vacinas. Ao todo, foram aplicadas 556 doses, sendo 449 contra a Influenza. A coordenação de imunização do município classificou o resultado como muito positivo. Apesar da boa adesão da população em termos absolutos, a procura especificamente pelos grupos prioritários foi considerada abaixo do esperado. A
18 de mai.1 min de leitura


PREFEITURA REALIZA FISCALIZAÇÃO E LIMPEZA NO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA
A Prefeitura de Varginha informa que, dando continuidade ao plano estratégico de ordenamento e zeladoria urbana, as equipes da Vigilância Ambiental realizaram, nesta sexta-feira, uma nova etapa de fiscalização e limpeza. Desta vez, as frentes de trabalho concentraram seus esforços no bairro Nossa Senhora Aparecida. A operação contou com o apoio fundamental da Guarda Civil Municipal, que garantiu a segurança das equipes e dos moradores durante todo o processo de remoção de mat
15 de mai.1 min de leitura








