top of page

TEMPORAL NO SUL DE MINAS DEIXA RASTRO DE DESTRUIÇÃO EM TRÊS CIDADES E FAMÍLIAS DESALOJADAS

Um forte temporal atingiu três cidades do Sul de Minas Gerais na tarde desta sexta-feira (6), provocando enxurradas, deslizamentos de terra e causando destruição em residências. As cidades mais afetadas foram Pouso Alto, São Sebastião da Bela Vista e São João da Mata. Os temporais, concentrados e de grande intensidade, sobrecarregaram a infraestrutura urbana e desencadearam processos geológicos, deixando um cenário de transtornos e prejuízos materiais.

Em São Sebastião da Bela Vista, a chuva invadiu residências nos bairros Areião e Goiabal. De acordo com a prefeitura municipal, 18 casas foram atingidas, sendo que oito delas sofreram perda total, tornando-se inabitáveis. Os danos incluem móveis, eletrodomésticos e estruturas comprometidas pela força da água e da lama. A Defesa Civil local esteve no local realizando avaliações de risco e prestando os primeiros socorros às famílias desabrigadas.

Na cidade de Pouso Alto, a situação foi de igual gravidade. O temporal, que se abateu por volta das 16 horas, provocou o deslizamento de um talude (encosta de corte) no bairro Pessegueiros. A massa de terra atingiu três residências diretamente. Diante dos riscos iminentes de novos desmoronamentos, as famílias residentes foram retiradas preventivamente de suas casas e realocadas, em caráter emergencial, na residência de parentes. Equipes de geólogos e engenheiros foram acionadas para avaliar a estabilidade do terreno.

Já em São João da Mata, o fenômeno crítico foi uma cabeça d'água – uma correnteza súbita e violenta – que desceu das áreas mais altas, carregando grande volume de lama. A enxurrada invadiu vários bairros e até o centro comercial da cidade. O problema foi agravado pelo entupimento de bueiros, que impediu o escoamento adequado da água, alagando ruas e estabelecimentos. A prefeitura mobilizou equipes de limpeza urbana, mas os transtornos para a população foram extensos, com relatos de comércios inundados e vias interditadas.

Ações e Alerta: As defesas civis municipais e estadual permanecem em estado de atenção, monitorando a previsão do tempo, que ainda indica possibilidade de novos temporais na região. A população é orientada a evitar áreas de encosta, não transitar por ruas alagadas e seguir as instruções das autoridades locais. Um balanço completo dos danos e o planejamento de assistência às vítimas devem ser divulgados ao longo deste sábado.

Por: João Bosco

Foto: Redes Sociais


 
 
 

Comentários


bottom of page