Varginha é classificada em baixo risco no 4º LIRAa de 2025
- jbcomunicacoes100
- há 47 minutos
- 1 min de leitura

A Prefeitura de Varginha realizou, entre os dias 20 e 23 de outubro de 2025, o seu quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano. Este programa, coordenado pelo Ministério da Saúde, tem abrangência nacional e visa mapear os índices de infestação do mosquito que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya, fornecendo bases para estratégias de controle.

Durante as visitas a imóveis selecionados, os agentes de saúde não só eliminaram focos do mosquito, mas também coletaram amostras de larvas e pupas. Esse material foi enviado para um laboratório especializado para identificação das espécies, e todas as informações foram registradas no sistema federal para a classificação do risco de infestação no município.

Como resultado, Varginha foi classificada em baixo risco. No total, foram identificados 23 focos do Aedes aegypti, concentrados principalmente no bairro Pinheiros. Os locais onde os focos foram mais encontrados foram vasos de plantas, tambores e baldes, estes últimos frequentemente usados para o armazenamento irregular de água da chuva.

Diante dos dados, a administração municipal orienta a população a manter os cuidados preventivos durante todo o ano. Para intensificar o combate, um mutirão de limpeza está marcado para ter início no dia 28 de outubro no bairro Boa Vista, contando com a participação da comunidade para eliminar possíveis criadouros e garantir uma cidade mais segura.
Por: João Bosco










Comentários