Prefeitura de Varginha participa de capacitação estadual para enfrentamento de vírus respiratórios
- jbcomunicacoes100
- há 9 horas
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Varginha participou, nesta terça-feira (10), do evento de capacitação “Conexão Viral em Campo”, ofertado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). A ação foi realizada no campus da Unifal em Varginha e contou com a presença de autoridades como o superintendente regional de Saúde, Luiz Paulo Riceputi Alcântara; a superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Aline Lara Cavalcante; e o secretário municipal de Saúde, Heron Martins.
A capacitação itinerante tem como objetivo qualificar profissionais que atuam na linha de frente do atendimento às síndromes respiratórias, incluindo médicos, enfermeiros, coordenadores de vigilância em saúde e representantes da atenção primária de unidades regionais e municipais. A programação abordou temas como a vigilância dos vírus respiratórios e a discussão de casos clínicos, visando preparar os profissionais para o período sazonal de doenças gripais, que se estende do fim de março até o final de junho.

Nove profissionais da Vigilância Epidemiológica, das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) representaram o município no evento. O prefeito Leonardo Ciacci ressaltou a importância da iniciativa: “É fundamental que nossos profissionais da saúde estejam preparados para agir com mais segurança e precisão. Estamos sempre atentos à capacitação contínua dos trabalhadores que atuam na linha de frente”. O secretário Heron Martins destacou que a iniciativa fortalece o SUS ao organizar os serviços, integrar equipes e focar na prevenção, protegendo a população e evitando internações.

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que a vacinação continua sendo a principal medida de prevenção. Durante o evento, foram detalhadas as diferenças entre a Síndrome Gripal (SG), que apresenta sintomas leves como febre e tosse, e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), condição mais crítica que pode evoluir de infecções comuns e é marcada por dificuldade respiratória, baixa oxigenação e necessidade de internação em UTI. A SRAG pode ser causada por diversos vírus, incluindo o da Covid-19.

O “Conexão Viral em Campo” é uma estratégia da SES-MG que percorre as Unidades Regionais de Saúde do estado. Em Varginha, as atividades seguiram no período da tarde, aprofundando protocolos e fluxos de atendimento. A iniciativa busca assegurar que os municípios estejam alinhados nas ações de vigilância, diagnóstico precoce e manejo clínico, reduzindo assim o impacto das ondas de vírus respiratórios na saúde pública. O diagnóstico precoce, a organização da rede e a cobertura vacinal foram apontados como pilares para salvar vidas e reduzir complicações.








Comentários