top of page

Prefeitura de Varginha divulga resultado do primeiro LIRAa de 2026: município em médio risco de infestação por Aedes aegypti

A Prefeitura de Varginha concluiu, em meados de janeiro de 2026, o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano. A ação, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Saúde, visitou uma amostra dos quarteirões da cidade com o objetivo de medir a infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, direcionando assim as estratégias de combate.

Durante as vistorias, os agentes de saúde eliminaram focos e coletaram amostras de larvas e pupas, que foram analisadas em laboratório. Todas as informações coletadas foram inseridas no sistema federal, resultando na classificação do município como de médio risco para infestação pelo Aedes aegypti. Foram identificados 46 focos do mosquito, com a maior concentração no bairro Nossa Senhora Aparecida.

Os principais criadouros encontrados foram vasos de plantas, tambores e baldes, sendo estes dois últimos frequentemente usados para o armazenamento irregular de água da chuva. A Vigilância Ambiental alerta que a prevenção deve ser contínua durante todo o ano, uma vez que o mosquito pode se reproduzir em qualquer estação.

Para intensificar o combate, a Prefeitura anunciou um mutirão de limpeza no bairro Cruzeiro do Sul, programado para a última semana de janeiro. A administração municipal reforça o apelo à população para que participe ativamente das ações de eliminação de possíveis criadouros, essenciais para garantir a segurança coletiva.

Comentários


bottom of page