MARIA CORINA MACHADO LEVA O PRÊMIO NOBEL DA PAZ 2025
- jbcomunicacoes100
- há 3 horas
- 2 min de leitura

O Comitê Norueguês do Nobel decidiu conceder o Prêmio Nobel da Paz de 2025 a Maria Corina Machado por seu trabalho incansável promovendo os direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia.
Como líder do movimento pela democracia na Venezuela, Maria Corina Machado é um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos.
A Sra. Machado tem sido uma figura-chave e unificadora em uma oposição política que antes era profundamente dividida – uma oposição que encontrou um ponto em comum na reivindicação por eleições livres e um governo representativo. É precisamente isso que está no cerne da democracia: nossa disposição compartilhada de defender os princípios do governo popular, mesmo discordando. Em um momento em que a democracia está ameaçada, é mais importante do que nunca defender esse ponto em comum.

"A democracia é uma condição prévia para uma paz duradoura. No entanto, vivemos em um mundo onde a democracia está em retrocesso, onde cada vez mais regimes autoritários desafiam as normas e recorrem à violência. O domínio rígido do regime venezuelano sobre o poder e sua repressão à população não são únicos no mundo. Observamos as mesmas tendências globalmente: Estado de direito violado por aqueles que o controlam, mídia livre silenciada, críticos presos e sociedades empurradas para o regime autoritário e a militarização. Em 2024, mais eleições foram realizadas do que nunca, mas cada vez menos eleições são livres e justas".

Maria Corina Machado atende aos três critérios estabelecidos no testamento de Alfred Nobel para a seleção de um laureado com o Prêmio da Paz. Ela uniu a oposição de seu país. Ela nunca vacilou em resistir à militarização da sociedade venezuelana. Ela tem sido firme em seu apoio a uma transição pacífica para a democracia.
(Comitê Norueguês do Nobel)
Comentários