ESPANHA ANUNCIA MAIOR APREENSÃO MARÍTIMA DE COCAÍNA DE SUA HISTÓRIA: 10 TONELADAS VINDAS DO BRASIL
- jbcomunicacoes100
- 12 de jan.
- 1 min de leitura

A Polícia espanhola anunciou, nesta segunda-feira (12), a maior apreensão de cocaína em alto-mar já realizada no país. A operação resultou na captura de um cargueiro com bandeira de Camarões que transportava cerca de 10 toneladas da droga, proveniente do Brasil com destino final à Europa. De acordo com as autoridades, a cocaína estava cuidadosamente oculta no meio de uma carga legal de sal.

A intervenção ocorreu na semana passada, quando o navio em questão ficou à deriva no Oceano Atlântico após apresentar problemas e esgotar seu combustível. A embarcação foi então localizada e rebocada pelas forças de segurança espanholas até o arquipélago das Ilhas Canárias. Durante a abordagem, foram detidos os 13 ocupantes que estavam a bordo do cargueiro.

Uma busca minuciosa no navio revelou a gigantesca carga ilegal. Os agentes do Grupo Especial de Operações da Polícia do Atlântico encontraram 9.994 quilos de cocaína, distribuídos em 294 fardos que estavam camuflados entre as toneladas de sal. A droga, que teria um valor estimado em centenas de milhões de euros no mercado europeu, foi totalmente apreendida.

A operação, considerada um marco no combate ao narcotráfico internacional, destaca a sofisticação dos métodos utilizados por organizações criminosas para transportar drogas em escala global, bem como a eficácia da cooperação policial em águas internacionais. As investigações prosseguem para desvendar toda a rede por trás do carregamento, incluindo suas conexões no Brasil e os destinatários na Europa.
Foto: Polícia Nacional da Espanha/Divulgação




