A Cerveja da "Bebedeira" Saudável: A Revolução que Separa a Diversão do Álcool
- jbcomunicacoes100
- 11 de out.
- 2 min de leitura

Cientistas britânicos desenvolveram uma cerveja sem álcool que, paradoxalmente, provoca uma sensação de embriaguez. Como é possível ficar bêbado sem ingerir uma única gota de álcool? Esta façanha é uma criação do neurocientista David Nutt, diretor científico da GABA Labs. O princípio por trás da inovação reside na atuação sobre o sistema nervoso central, imitando os efeitos desejáveis do álcool sem utilizar a substância em si.

A grande vantagem da descoberta é que a sensação de alegria e desinibição social, tradicionalmente proporcionada pelo álcool, é alcançada sem os prejuízos associados à bebida alcoólica. Isso significa que o consumidor pode experimentar o bem-estar e a euforia de uma forma mais controlada, evitando os mal-estares posteriores, como ressaca e desidratação, além dos riscos de longo prazo para a saúde. A proposta, portanto, é revolucionária ao dissociar o prazer social da intoxicação do organismo.

A bebida, batizada de Sentia Spirits, foi criada nos laboratórios da GABA Labs, em Londres. O nome da empresa não é por acaso: GABA (ácido gama-aminobutírico) é um dos principais neurotransmissores inibitórios do cérebro, responsável por promover sensações de relaxamento e calma. A bebida contém uma mistura patenteadade substâncias psicoativas que atuam de forma seletiva nos receptores de GABA, replicando os efeitos de relaxamento e sociabilidade causados pelo álcool, mas de maneira mais direta e sem os metabólitos tóxicos.

Em suma, a Sentia Spirits representa um marco na intersecção entre neurociência e gastronomia, abrindo caminho para uma nova categoria de "bebidas de bem-estar". A iniciativa do Dr. Nutt desafia convenções e aponta para um futuro onde as pessoas poderão buscar experiências sensoriais e sociais complexas com maior consciência e menor risco para a saúde, redefinindo o próprio conceito de socialização em torno de uma bebida.
Por: João Bosco










Comentários