Vigilância Ambiental intensifica combate à dengue com mutirão e ação educativa na praça
- há 6 dias
- 2 min de leitura

A Vigilância Ambiental de Varginha deu início ao Mutirão da Dengue, uma força-tarefa voltada à coleta de materiais inservíveis que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Entre os itens recolhidos estão móveis velhos, latas, plásticos, pneus e quaisquer objetos que tenham potencial para acumular água parada. A Prefeitura convocou a população a participar ativamente da iniciativa, e os moradores corresponderam ao chamado, promovendo uma verdadeira faxina em seus imóveis. A ação, que já demonstra resultados positivos, poderá ser estendida até sexta-feira, caso haja necessidade de ampliar a cobertura dos bairros atendidos.

Neste sábado, as ações de enfrentamento à dengue ganham um novo reforço com uma programação especial voltada à conscientização da comunidade. Das 8h às 11h, equipes da Prefeitura estarão na Praça Melo Viana, em frente à Igreja Matriz do Rosário, para receber a população em uma grande ação educativa. Os visitantes poderão observar de perto as larvas do mosquito e conhecer o funcionamento das bombas costal e veicular, utilizadas nas ações de nebulização. Além disso, o Vacimóvel estará no local oferecendo imunização, enquanto haverá aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de brinquedos para as crianças. Paralelamente, agentes de endemias percorrerão as residências porta a porta para orientar os moradores sobre medidas preventivas.

Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 75% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências, o que torna a participação da população essencial no controle da doença. De acordo com a Fiocruz e o Instituto Butantan, uma inspeção semanal de apenas dez minutos é suficiente para eliminar os principais criadouros. Locais como pratos de plantas, calhas, bandejas de geladeira e ar-condicionado, pneus e caixas d’água estão entre os focos mais comuns e, muitas vezes, passam despercebidos no dia a dia. A atenção constante a esses pontos é considerada a principal barreira contra a proliferação do mosquito.

Para facilitar a identificação e eliminação dos criadouros, os órgãos de saúde orientam sobre os cuidados específicos em cada ambiente. Em vasos e pratos de plantas, a recomendação é preenchê-los com areia até a borda para evitar o acúmulo de água. Bandejas de geladeira e ar-condicionado devem ser limpas frequentemente, assim como calhas e lajes, que precisam ser mantidas limpas e secas. Caixas d’água e tonéis exigem tampas hermeticamente fechadas, enquanto ralos e sanitários pouco utilizados devem ser vedados ou equipados com telas. Garrafas vazias devem ser armazenadas com a boca para baixo, e pneus e recipientes plásticos precisam ser descartados corretamente. Com a união entre poder público e sociedade, a expectativa é reduzir os índices de infestação e evitar o avanço dos casos de dengue no município.
Por: João Bosco
Fonte: Secom Prefeitura Municipal









Comentários