top of page

VARGINHA COMPROVA EFICIÊNCIA E RETORNO FINANCEIRO COM ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM LED

ree

Completando três anos neste mês de setembro de 2025, o projeto de substituição total da iluminação pública por tecnologia LED em Varginha atinge um marco significativo: a recuperação integral do capital investido. Após a execução minuciosa do projeto, que incluiu estudos luminotécnicos, obras de infraestrutura e a modernização de todo o parque de iluminação, a cidade colhe agora os frutos da rentabilidade do investimento. A iniciativa, que demandou planejamento estratégico, demonstra como políticas públicas de infraestrutura urbana podem ser financeiramente sustentáveis a médio prazo, gerando economia direta para os cofres municipais.

ree

A implantação de mais de 20 mil luminárias de alta tecnologia, fabricadas no próprio município, transformou Varginha em uma referência nacional em iluminação pública. O projeto abrangeu aproximadamente 700 km de ruas e avenidas, além de 65 praças públicas, 20 quadras poliesportivas, pátios de secretarias, a UPA, o Hospital Bom Pastor, o cemitério municipal, quatro campos de futebol e o Estádio Municipal. O padrão de iluminação instalado, com luminosidade neutra, altos índices de uniformidade e baixo ofuscamento, não apenas embeleza a cidade, mas também proporciona um significativo ganho em segurança pública, atraindo a visita de técnicos de outras localidades para conhecer a experiência bem-sucedida.

ree

Segundo o diretor de Iluminação Pública, Pedro Gazzola, o grande destaque ao completar três anos é que o projeto cumpriu rigorosamente com suas promessas, valorizando o investimento público. A economia acumulada de R$ 14 milhões em consumo de energia e custos de manutenção — resultado de uma redução de 55% na potência elétrica das luminárias e de 150% nos gastos com manutenção em relação às antigas lâmpadas de vapor de mercúrio — garantiu o retorno de 100% do capital inicial. A durabilidade superior do material, com vida útil média estimada em mais de 60 mil horas, projeta uma economia real adicional de mais de R$ 48 milhões para os próximos anos.

ree

O prefeito Leonardo Ciacci ressalta que, para manter a eficiência do sistema, dezenas de novos projetos estão em andamento em toda a cidade, coordenados pela Secretaria de Planejamento (SEPLA). O foco é atender às solicitações dos munícipes e ao crescimento de novos espaços urbanos, mantendo o mesmo padrão de qualidade. Além da eficiência energética e financeira, o projeto trouxe uma melhoria palpável na qualidade do serviço: as reclamações por luminárias apagadas, piscando ou acesas durante o dia caíram 75%, e as solicitações mensais de manutenção representam hoje pouco mais de 0,5% do total de equipamentos, consolidando Varginha como uma das cidades com iluminação pública mais eficiente, segura e bem administrada de Minas Gerais e do Brasil. Por: João Bosco

Comentários


bottom of page