top of page

Varginha capacita profissionais para ampliar acesso a vacinas especiais do SUS

Duas profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Varginha participaram, na terça e quarta-feira desta semana, da Capacitação da Rede de Imunobiológicos Especiais (RIE). O treinamento foi ofertado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei, e realizado no município de Três Corações. A iniciativa tem como objetivo principal implementar e fortalecer a RIE no estado.

O foco da capacitação foi a ampliação do acesso da população a imunobiológicos especiais, que são vacinas, soros e imunoglobulinas indicados para grupos com condições específicas de saúde, como imunodeprimidos, gestantes de alto risco e pessoas com determinadas doenças crônicas. Representaram Varginha a coordenadora municipal de Imunização, enfermeira Luana Teixeira, e a enfermeira Lidiane de Fátima Felipe Lourenço, ambas da Central Municipal de Vacinas.

A instrução foi ministrada por professores da Universidade Federal de São João del-Rei e por profissionais do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) de Belo Horizonte. Para a coordenadora Luana Teixeira, a experiência foi de grande valor. “A capacitação foi de grande relevância, conduzida com excelência, que proporcionou aprendizado qualificado e uma rica troca de experiências”, avaliou.

Agora, as profissionais serão responsáveis por multiplicar o conhecimento na rede municipal. O prefeito Leonardo Ciacci destacou a importância da ação para a saúde pública local: “Agora é hora de multiplicar o conhecimento adquirido e fortalecer ainda mais as práticas no cuidado com a saúde de cada varginhense”. A medida deve qualificar o atendimento e garantir que pacientes elegíveis recebam os imunobiológicos especiais de forma mais ágil e segura dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).


Comentários


bottom of page