top of page

OPERAÇÃO EM GARIMPOS DO SUL DE MINAS FEZ AUTUAÇÕES, PRISÕES E APREENSÕES

ree

Na “Operação Fogo no Garimpo”, realizada pela Polícia Federal em conjunto com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais nesta terça e quarta-feira (5 e 6), 13 pessoas foram presas em flagrante, mas liberadas logo em seguida. Foram apreendidas 13 dragas, e outras 12 foram destruídas no Sul de Minas. A ação visou coibir a exploração ilegal de ouro, que vinha causando danos ambientais e sociais na região.

ree

A operação mobilizou 80 militares, 10 agentes da Polícia Federal e três peritos em explosivos do BOPE, atuando nos municípios de Varginha, Paraguaçu, Três Corações, Elói Mendes e Conceição do Rio Verde. Os investigados atuavam sob a justificativa de extração de areia, mas, na realidade, exploravam ouro ilegalmente, muitas vezes sem qualquer autorização ambiental ou mineral. Além disso, foram encontrados trabalhadores em condições precárias, alguns em situação análoga à escravidão, sem registro em carteira e recebendo apenas R$ 80,00 por dia.

ree

Como resultado, foram aplicadas 14 autuações, somando R$ 2,2 milhões em multas, além da apreensão de barcos, motores e equipamentos ilegais. A operação evidenciou a gravidade do garimpo clandestino, que além de degradar o meio ambiente, explora mão de obra vulnerável. Autoridades alertam que novas ações serão realizadas para combater esse crime, que prejudica tanto a natureza quanto as comunidades locais.

Por: João Bosco

Comentários


bottom of page