top of page

EUA EXPULSAM DELEGADO DA PF QUE ATUOU NA PRISÃO DE ALEXANDRE RAMAGEM

  • há 7 dias
  • 1 min de leitura

O governo norte-americano determinou a expulsão de Marcelo Ivo de Carvalho, delegado da Polícia Federal, após sua cooperação na prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem, ocorrida pelo ICE na Flórida. A decisão foi comunicada oficialmente pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que alegou suposta tentativa de manipulação do sistema migratório norte-americano. O caso gerou repercussão nos meios diplomáticos e policiais dos dois países.

Marcelo Carvalho ingressou na Polícia Federal em 2003 e atuou no combate ao crime organizado, entre 2018 e 2021. Chefiou a delegacia da PF no Aeroporto Internacional de Guarulhos e, por um ano, foi superintendente da Polícia Federal na Paraíba. Sua trajetória na instituição era marcada por atuação em operações de grande porte e articulação internacional.

Recentemente, Marcelo Carvalho trabalhava no Departamento de Segurança Interno dos Estados Unidos, sendo responsável por áreas sensíveis como migração e combate ao terrorismo. A posição estratégica que ocupava no governo americano torna sua expulsão um episódio ainda mais incomum, uma vez que ele atuava justamente na fiscalização dos sistemas que agora é acusado de tentar burlar.

Segundo a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a expulsão se deu porque nenhum estrangeiro pode contornar pedidos formais de extradição ou prolongar perseguições políticas em território americano. As autoridades norte-americanas afirmam que Marcelo tentou manipular e interferir nos trâmites migratórios. O Itamaraty ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso, e a Polícia Federal aguarda mais informações antes de se posicionar.

Por: João Bosco

Comentários


bottom of page