Dia "B" da Biometria em Varginha: sábado (4) é dia de regularizar o título
- jbcomunicacoes100
- 2 de out.
- 1 min de leitura

A biometria é uma tecnologia de identificação que utiliza características físicas únicas de cada indivíduo, como as impressões digitais, para conferir maior segurança e agilidade em processos de autenticação. No contexto eleitoral, essa ferramenta tem como objetivo reforçar a confiabilidade da identificação do eleitor no momento da votação. Ao associar um dado biométrico exclusivo e intransferível a cada cidadão, elimina-se a possibilidade de fraudes e garante-se que apenas o titular possa exercer o seu direito ao voto.
No sistema eleitoral brasileiro, a biometria é operacionalizada por meio de leitores acoplados às urnas eletrônicas. As impressões digitais dos eleitores são previamente armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e, posteriormente, transferidas para as urnas, onde a confirmação da identidade é feita de maneira rápida e segura. Dessa forma, além de coibir tentativas de votação em nome de terceiros, a tecnologia simplifica o procedimento de votação, dispensando a necessidade de documentos físicos e tornando o processo mais eficiente.

Para ampliar o alcance desse recurso, os cartórios eleitorais têm realizado mutirões de cadastramento, como o que ocorrerá no Cartório Eleitoral de Varginha, que funcionará em horário especial no sábado, dia 4, das 9h às 17h. A iniciativa visa não apenas aumentar o número de eleitores com biometria cadastrada no estado, mas também facilitar o acesso a serviços digitais, como a obtenção da conta gov.br com selo prata ou ouro. Dessa maneira, a biometria cumpre um duplo papel: fortalece a segurança democrática e integra o cidadão a uma plataforma unificada de serviços públicos.
Por: João Bosco










Comentários