DERRITE E MARINA SILVA LIDERAM CORRIDA AO SENADO POR SÃO PAULO, APONTA PESQUISA QUAEST
- há 1 dia
- 1 min de leitura

Pesquisa Quaest divulgada nesta semana mostra o deputado estadual Ricardo Derrite (PP) entre os primeiros colocados na corrida ao Senado por São Paulo, com 12% das intenções de voto. O parlamentar aparece tecnicamente empatado com a ex-ministra e ambientalista Marina Silva (Rede), que também registra 12%, na margem de erro do levantamento. O cenário indica um início de disputa acirrado para a vaga no Senado federal.

Em terceiro lugar, surge a ex-ministra Simone Tebet (PSB), com 11% das menções espontâneas e estimuladas. Na sequência, o deputado estadual André do Prado (PL) aparece com 7%, completando o quarto lugar. Os demais pré-candidatos citados não alcançaram percentuais expressivos, ficando abaixo dos 5%, o que demonstra que a preferência do eleitorado ainda está concentrada em poucos nomes neste primeiro momento da campanha.

A pesquisa também revela um elevado índice de indefinição entre os eleitores paulistas. Os entrevistados que afirmaram não saber em quem votar somam 27%, enquanto os que declararam intenção de votar em branco, nulo ou não comparecer às urnas chegam a 18%. Juntos, esses dois grupos representam 45% do eleitorado, o que indica que o cenário ainda pode mudar significativamente ao longo dos próximos meses.

O levantamento ouviu presencialmente 1.800 eleitores em todo o estado de São Paulo, entre os dias 21 e 24 de agosto, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP 06946/2026. A margem de erro é de aproximadamente 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa reforça o caráter volátil da disputa e sinaliza que as campanhas deverão intensificar esforços para conquistar os indecisos.









Comentários