COM O FIM DA FARRA DOS DESCONTOS DO INSS SINDNAPI É ALVO PRINCIPAL DA POLÍCIA FEDERAL
- jbcomunicacoes100
- 28 de abr.
- 2 min de leitura

Após as investigações da Polícia Federal, que desvendou o esquema bilionário de descontos indevidos sobre aposentadorias do INSS, o Sindnapi passou a ser um dos alvos da PF.
Segundo o Tribunal de Contas da União, o Sindnapi passou de 170 mil filiados que tinha até 2020, para 420 mil entre 2021 a 2023. Nestes últimos três anos, o faturamento cresceu de R$ 41 milhões para 149 milhões, o que foi refutado pelo Sindicato (número de filiados). Mas na amostragem da auditoria foram selecionados dois filiados aleatoriamente, onde os documentos comprovavam suas filiações, descartando assim, a possibilidade de fraude.
Segundo a Controladoria-Geral da UNião (CGU), que selcionou 26 associados, onde 20 disseram não ter se associado ao sindicato, e com descontos mensais comprovados em seus benefícios.
Foi detectado que, dentro do prédio do sindicato há uma cooperativa ligada a entidade que atua como instituição financeira oferecendo crédito consignado. Advogados afirmam que seus clientes são induzidos a se filiar à entidade em busca de empréstimos consignado.
O sindicato é comandado por Milton Cavalo, filiado ao PDT e correligionário do MInistro da Previdência Social, Carlos Lupi.
No total, a Polícia Federal detectou 11 entidades suspeitas de aplicarem descontos indevidos sobre aposentadorias. O deputado Paulinho da Força, revelou ao Metrópoles que a farra dos descontos se deu debaixo do nariz de Lula, sendo este, o maior roubo envolvendo o trabalhador da história deste país.
Frei Chico, irmão de Lula, está no sindicato desde 2008, assumindo a vice-presidência em 2024. Milton Cavalo afirmou ao Metrópoles que a entidade tem 80 locais de atendimento, sendo que, nehum deles foi alvo de busca e apreensões da PF.. Sengundo ele, a CGU fez uma abordagem ostensiva aos assoiados, condicionando-os a negarem a relação com a entidade.
O Sindnapi afirmou que a a cifra afirmada pela TCU não está correta e que, no período da pandemia, muitos procuraram o sindicato devido à segurança na saúde e em convênios que oferecem descontos de até 77% em medicamentos e, até mesmo, em atendimento médico, seguro de vida, seguro funeral entre outros.
Commentaires