top of page

CICLISTA FALECE DURANTE O CAMINHO DA FÉ EM INCONFIDENTES

Um participante do Caminho da Fé, peregrinação que segue de Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida até o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, faleceu na tarde desta terça-feira (13). O aposentado Valdemir Fernando Burgez, de 64 anos, passou mal após o almoço, quando pedalava pelo município de Inconfidentes, no Sul de Minas Gerais.

Segundo relatos de companheiros de peregrinação, Valdemir já havia sentido fortes dores no peito durante a manhã. Após passar mal, ele foi levado às pressas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Silvio Tavares, mas chegou ao local sem sinais vitais. A equipe médica realizou manobras de reanimação cardiorrespiratória, mas não obteve resposta. A suspeita é de que ele tenha sofrido uma parada cardíaca.

Natural de Andradas, Valdemir foi enterrado na tarde desta quarta-feira (14) no Cemitério Municipal de sua cidade natal. Ele deixa a esposa e três filhos. A notícia do falecimento comoveu a comunidade local e os peregrinos, que acompanhavam sua jornada de fé. A Associação Caminho da Fé, responsável pela organização da peregrinação, afirmou, por meio de nota, que não tinha conhecimento oficial do ocorrido.

A Associação Caminho da Fé organiza rotas de peregrinação que, partindo de diversos pontos em São Paulo e Minas Gerais, convergem para o Santuário de Aparecida (SP), com o traçado original começando em Águas da Prata (SP) e passando por cidades mineiras como Andradas, Crisólia, Ouro Fino, Inconfidentes, Borda da Mata, Tocos do Moji, Estiva, Consolação, Paraisópolis, Canta Galo, Luminosa, até Campos do Jordão (SP) e, finalmente, Aparecida

O caso alerta para a importância da avaliação médica e do preparo físico adequado antes da realização de atividades de grande esforço, como longas peregrinações. As autoridades de saúde recomendam que participantes de eventos extenuantes realizem check-ups preventivos, mantenham-se hidratados e estejam atentos a qualquer sinal de mal-estar durante o percurso.

Foto: Redes Sociais


Comentários


bottom of page