top of page

CCJ DO SENADO VOLTA AVALIAR A PEC DO FIM DA REELEIÇÃO


A proposta do senador Marcelo Castro (MDB-PI) que defende o fim da reeleição para presidente da república, governadores e prefeitos, deve voltar a ser discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do senado nesta próxima semana.

Segundo o senador, o texto como forma de ampliação e renovação polítca é uma condição mais efetiva nas gestões do eleitos.

"Deve-se somar o prejuízo, decorrente do viés eleitoreiro que a perspectiva da reeleição no desempenho dos mandatários", confirma o relatório aprsentado nesta semena.

As regras passariam a valer a partir de 2030. O texto estipula que, políticos no cargo em primeiro mandato poderão concorrer a reeleição para um mandato de quatro anos.

A partir de 2034, o mandato seria estendido para 5 anos sem direito a reeleição, com pleito para 2039.


O Debate


Todos nós sabemos que a reeleição é um atraso para o Brasil e para os políticos brasileiros. Pois, a reeleição coloca o político em zona de conforto, promovendo um retrocesso de pensamento e vem a emaranhar a chegada de novos políticos com ideias novas e atualizadas. A reeleição coloca não só o país, mais condiciona o povo a um continuísmo da mesmice. A renovação se faz necessária, não só na política, mas em todas as entidades e instituições. Pois é através da renovação que o crescimento é diferenciado em todos os segmentos.

Para presidente, governadores e prefeitos, um mandato de seis anos sem reeleição seria o ideal para o país, já de imediato.

Então, concordamos em parte com a proposta do senador, quando afirma que, "a renovação polítcia é uma condição mais efetiva nas gestões dos eleitos".

Comments


bottom of page