Adesão ao Criança Feliz é um dos indicadores de índice global que mede ambiente favorável ao desenvolvimento infantil em municípios

04.11.2019

 

LOC: A adesão ao Programa Criança Feliz é um dos indicadores de ambiente favorável ao desenvolvimento infantil nos municípios, segundo o Índice Município Amigo da Primeira Infância, o IMAPI. Trata-se de um índice global elaborado por pesquisadoras da Universidade de Brasília, associada à Universidade de Yale, nos Estados Unidos, com apoio da Bill & Melinda Gates Foundation, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, (CNPq), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e do Ministério da Saúde .

LOC: O IMAPI foi apresentado nesta sexta-feira (1º) em workshop realizado na Organização Panamericana da Saúde -- a OPAS --, em Brasília, que contou com a participação da secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Ely Harasawa. Também participaram secretários municipais, estaduais e nacionais, além de pesquisadores de todo o Brasil, que irão avaliar a proposta. Segundo a secretária Ely Harasawa, o índice pode colaborar com as políticas públicas para a área.

SONORA ELY HARASAWA

LOC: Desenvolvido pelas pesquisadoras Muriel Gubert, da Universidade de Brasília, e Grabriela Buccini, o IMAPI considera cinco aspectos básicos para constituir o indicador final da situação da primeira infância no município: saúde, nutrição, cuidado responsivo, aprendizagem precoce, e segurança e proteção. Para a medição, diversos dados estão sendo utilizados, inclusive das bases do Ministério da Cidadania. Segundo as pesquisadoras, o programa Crianca Feliz é um pilar nacional para os cuidados com a primeira infância. De acordo com a professora Muriel Gubert, a atenção que a comunidade internacional e o governo federal têm dado à primeira infância faz com que esse seja um momento propício para o desenvolvimento do IMAPI.

SONORA MURIEL GUBERT

LOC: Durante o encontro, os participantes puderam avaliar a forma como o índice está sendo estruturado, para observar se há informações pertinentes que não tenham sido consideradas e para que possam sugerir modificações. A previsão é de que o IMAPI seja lançado em maio de 2020.


Se interessou pelos cuidados com a primeira infância? Para saber mais sobre as políticas do Ministério da Cidadania e sobre o Programa Criança Feliz, acesse cidadania.gov.br

 

Reportagem, Roberta Ribeiro

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2018 © Todos os direitos reservados