João Gilberto, o descobridor da Bossa Nova nos deixou neste (6) de julho

08.07.2019

 

João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira, uns dos gênios e inventores da Bossa Nova, faleceu aos 88 anos, neste sábado (6), no Rio de Janeiro. João Gilberto foi um dos principais cantores e compositores marcantes na Música Popular Brasileira. Dono de um estilo único que cantava sem gritar, ele foi amigo e parceiro de vários ícones da nossa música. Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli, foram alguns de seus parceiros e amigos durante o ápice da Bossa Nova. Na realidade, ela (Bossa Nova) nunca caiu de moda, pois, de vez em sempre, nos pegamos tocando e cantando o estilo que João Gilberto levou para fora do país.

Nos últimos anos de sua vida, as brigas de família foram marcantes, pois, João Gilberto, já com a saúde debilitada e com graves problemas financeiros, teve seu nome associado a brigas judiciais e troca de acusações entre os familiares mais próximos. Bebel Gilberto (filha de Miúcha), Cláudia Faissol (mãe da filha caçula) e Marcelo Gilberto, (filho). 

Em 2011, quando João Gilberto estava com uma turnê dos 80 anos, já organizada, uma gripe o tirou dos palcos para sempre. Assim, o Theatro Municipal do Rio e a Casa de Shows Via Funchal, vão a justiça para reaver os valores adiantados aos organizadores da turnê, que foi cancelada naquele ano. 

Em 2013, João Gilberto fecha acordo de R$ 10 milhões com o banqueiro Daniel Dantas (Banco Opportunity). Esse acordo foi mediado por Cláudia Faissol, que previa que Dantas teria direitos sobre os quatro discos do músico lançado pela EMI, caso ganhasse a disputa judicial que travava com a gravadora pela prioridade dos álbuns. 

Em 2017, Bebel Gilberto pede a interdição judicial de João Gilberto. Assim, o cantor não estaria autorizado a assinar contratos e movimentar dinheiro, por ser percebido como incapaz e tomar decisões dessa natureza. 

Sofrendo uma ação de despejo João Gilberto deixa o apartamento no Leblon e se muda para um apartamento emprestado na Gávea. A advogada de Bebel, aponta Cláudia Faissol como a responsável pela ruína financeira de João Gilberto nos últimos anos.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2018 © Todos os direitos reservados