Barão de Cocais vive noite de caos

08.02.2019

 

As comunidades de Socorro, Piteiras e Tabuleiro acordaram assustadas nesta madrugada com  a decisão da Defesa Civil da  cidade de Barão de Cocais de retirar de suas casas as três comunidades. A retirada foi realizada pelo alerta na barragem Sul Superior da mina Gongo Soco de propriedade da Vale. Segundo ela (Vale), a previsão é preventiva, após uma consultoria da Walm negar a declaração de condição de estabilidade.

Mediante isso, às sirenes começaram a tocar por volta de 1 hora da madrugada nas três comunidades. As pessoas foram levadas para um ginásio da cidade. Mediante a comunicação da Vale a Prefeitura de Barão dos Cocais divulgou a seguinte nota:

ATENÇÃO

Diante de observações e monitoramento realizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), Defesa Civil do Estado e do município, e pela empresa Vale, foi acionado o Nível 2 de risco na barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco. A informação até esse instante é de um desnível na estrutura.

Por esse motivo, seguindo as recomendações repassadas pelos entes responsáveis e pela mineradora, os moradores da comunidade do Socorro e adjacências estão sendo evacuados neste momento por ônibus da Vale e demais veículos de apoio. O evacuamento está sendo realizado por precaução.

Os moradores estão sendo encaminhados para o Ginásio Poliesportivo da cidade, onde serão temporariamente abrigados.

Novas informações a qualquer momento.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2018 © Todos os direitos reservados