Qual será a próxima cartada do PT, já que Lula foi barrado no TSE?

03.09.2018

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi impedido de concorrer às eleições de 2018 para presidente do Brasil. Com isso, Fernando Haddad, seu vice, deve assumir a cabeça da chapa, mas quem será o seu vice? Eis aí, uma pergunta que todos estão fazendo. Será que vem do PCdoB, ou será que será do próprio PT? 

O PT arriscou demais mantendo a candidatura do ex-presidente, não se sabe se foi por insistência do ex-presidente ou se foi por decisão do partido. 

Agora, entrar com uma chapa competitiva em cima da hora pode ser um tiro no pé do próprio partido. É sabido na política que o voto é intransferível e apostar numa transferência de voto do ex-presidente para o ex-prefeito de São Paulo é uma cartada um tanto quanto arriscada. 

A votação no TSE foi de 6 x 1 contra Lula, tendo como único voto à favor o do Ministro Edson Fachin, que votou baseado no pedido do Comitê de Direitos Humanos da ONU para garantir os direitos políticos de Lula. Os demais votos foram baseado na Lei da Ficha Limpa, a qual está intrinsecamente adequado o ex-presidente que está preso por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e ocultação de bens. A pena é de 12 anos e um mês. Lula foi preso em abril deste ano. 

O PT tem dez dias a contar da decisão do Tribunal Superior Eleitoral no dia 31 de agosto.  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2018 © Todos os direitos reservados