Seduc/Cenpec realizam o 4º encontro do Núcleo de Alfabetização e Letramento da Rede Municipal de Ensino de Varginha

24.10.2017

 

Nos dias 18, 19 e 20 de Outubro, a equipe da SEDUC recebeu as coordenadoras do CENPEC, Sônia Madi e Alice Junqueira, para a realização do 4º encontro do Núcleo de Alfabetização e Letramento da Rede Municipal de Ensino de Varginha.

Aconteceu mais um momento de muita aprendizagem e troca de experiências, onde foram apresentados vários trabalhos realizados pelas equipes docentes das Escolas e CEMEIs, através de filmagens feitas em sala de aula, utilizando o trabalho com jogos na Alfabetização. A partir disso, as coordenadoras do CENPEC fizeram orientações para o trabalho pedagógico de intervenção na Alfabetização em rede, pautando-se, principalmente, na reflexão da importância da consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e escrita nos ciclos iniciais.

A cada reunião do Núcleo, vem sendo fortalecido o trabalho em rede, através de práticas pedagógicas de sucesso feitas pelas equipes de professores e supervisores, que fazem parte das instituições escolares do nosso município. É a crença coletiva de que se pode fazer a diferença, através de um trabalho efetivo e dinâmico, construído através do desejo de criar melhores condições para o desenvolvimento da alfabetização e letramento dos alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I de nossa rede.

O Núcleo de Alfabetização e Letramento tem papel fundamental nesse processo, pois promove intensa troca de ideias e orienta o uso de diversas ações, com base fundamentada nos mais atuais estudos feitos sobre as teorias da Alfabetização/Letramento, para que seus participantes possam agir com segurança e responsabilidade, junto aos seus colegas, professores e educadores das Escolas e CEMEIs de Varginha, a fim de conseguirem a melhor forma de organizarem suas práticas pedagógicas e cujo objetivo principal é o pleno desenvolvimento da inserção de todos os estudantes varginhenses na cultura escrita.

“Em Varginha é assim!”

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2018 © Todos os direitos reservados