Pesquisa mostra o perfil dos pequenos negócios mineiros

05.10.2017

 

Sebrae divulga estudo em comemoração ao Dia Nacional da MPE

 

Mais da metade dos donos de pequenos negócios mineiros eram empregados com carteira assinada antes de ter o seu próprio negócio. No Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), 5 de outubro, o Sebrae divulga pesquisa que mostra esta e outras características do perfil dos empreendedores que estão no comando dos pequenos negócios no Brasil.

 

De acordo com o estudo, a maioria dos entrevistados (62%) em Minas Gerais tem o Ensino Médio ou Superior Completo. Para 71% deles a atividade empreendedora é a principal fonte de renda e 44% estão com o negócio aberto há cerca de 14 anos.

 

A pesquisa também mostrou que antes de ter o negócio formalizado, 53% trabalhavam com carteira assinada, 12% sem carteira assinada e 10% eram empreendedores informais.

 

Entre as motivações para abrir um empreendimento estão a de ter uma empresa formal (41%) e a possibilidade de emitir nota fiscal (10%). Além disso, para grande parte dos donos de pequenos negócios em atividade no estado (78%), a formalização ajudou a ter um maior ganho financeiro, e para 61% dos entrevistados, melhorias nas condições para comprar de fornecedores.

 

Os empreendedores também apontaram as principais dificuldades encontradas no dia a dia do comando do negócio. São elas: conquistar clientes e vender (25%), entender e cumprir as obrigações legais (20%) e enfrentar a concorrência (10%). Já o controle financeiro (48%), propaganda e marketing (44%) e melhorias na qualidade de produtos e serviços são as áreas da gestão que os entrevistados mineiros encontram mais obstáculos.  

 

Mas, mesmo diante das dificuldades ocasionadas pelo cenário econômico brasileiro, 68% dos donos dos pequenos negócios mineiros estão otimistas e esperam aumentar o faturamento nos próximos anos.

 

Semana da MPE

 

Durante todo o mês de outubro, o Sebrae Minas promove capacitações gratuitas em mais de 130 municípios, de Norte a Sul do estado. Serão oferecidos cursos, seminários, consultorias e orientações gerenciais para incentivar os empresários a se capacitarem e melhorar a gestão do negócio.

 

O Seminário Desafios do Crescimento é um dos destaques da programação. Durante o evento, os participantes poderão saber mais sobre: negócios inovadores, canais de venda e distribuição, cenário e tendências econômicas, economia colaborativa, estratégias de vendas e de marketing, utilização das redes sociais, economia colaborativa e criativa, tendências do marketing digital, liderança transformadora e startups. Confira a programação completa da Semana da MPE no site do Sebrae Minas.

 

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9276

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2018 © Todos os direitos reservados