Coleta Seletiva em Varginha é ampliada

10.07.2017

 

Uma semana após ser implantada, a Coleta Seletiva em Varginha já foi ampliada. Mais 12 bairros passam a ser contemplados. O secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira explica que nesse início do projeto a avaliação vem ocorrendo diariamente para sentir como a população está se comportando em relação à novidade. “Já na primeira semana percebemos que o Caminhão especial passou duas vezes em alguns bairros e não coletou quase nada”, revela.

Os motivos podem ser vários, mas as causas mais prováveis são que os catadores de materiais recicláveis estão passando antes da programação da Prefeitura ou as pessoas ainda não despertaram para a importância da participação da seleção do lixo. “No caso de pessoas coletarem os materiais recicláveis isso também é bom porque de certa forma esses catadores estão tendo alguma renda financeira e ajudando o meio ambiente”, ressalta Joadylson.

 Outra mudança é que o caminhão especial da Coleta de Lixo passará no mesmo dia do caminhão que faz a coleta convencional. “O pessoal da Cooperativa de Materiais de Reciclagem vai ajudar na triagem, porque muitos moradores não separam o lixo orgânico do reciclável”, enfatiza o secretário. Ele pede o empenho da população para que não misture o lixo comum com vidros, metais, papéis e plástico. Vale ressaltar mais uma vez  que materiais como vidros, metais, papéis e plástico não precisam ser embaçados separadamente, podendo ser colocados numa mesma embalagem.

 Entre os novos bairros contemplados, está o Bom Pastor. “A escolha foi baseada na percepção da própria Cooperativa que optou por regiões populosas e onde já existe o hábito da separação”, concluiu o secretário.

 Ao todo 24 bairros passam a ter a Coleta Seletiva, além da região central cujo horário será das 18h às 20h30, ou seja, logo após o fechamento do comércio.

 Na zona rural o caminhão recolhe os recicláveis no sábado de manhã, na Escola Municipal Santa Terezinha, na Fazenda Cachoeira.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2020 © Todos os direitos reservados