Renato Duque diz que Lula tinha conhecimento de de tudo

05.05.2017

 

Renato Duque, ex-diretor da Petrobras, relatou nesta sexta-feira ao juiz Sérgio Moro que  Lula tinha conhecimento de tudo o que se passava. E que se reuniu tr~es vezes com ele nos anos de 2012, 2013 e  2014, quando já não era mais diretor da estatal.

Renato afirma que neste encontros passou a ter certeza que Lula tinha conhecimento de tudo e além disso, detinha o comando do esquema.

Duque também, relata que Antônio Palocci recebeu propina para favorecer a Odebrecht. A referida denúncia trata-se de pagamentos realizados a SeteBrasil que fechou contrato com a Petrobras para construção de 21 sondas de perfuração do pré sal.

Segundo Duque, no último encontro, em julho de 2014, já com a Lava Jato em andamento, Lula perguntou se ele tinha algum dinheiro das sondas no exterior. O ex-presidente teria alertado a ele: “Presta atenção no que eu vou te dizer: Se tiver alguma coisa, não pode ter. Não pode ter nada no teu nome, entendeu?”.

“Teve um segundo encontro que, da mesma maneira, fez perguntas sobre sondas, porque não estava recebendo até então, em 2013. Ele perguntou se eu sabia por que as empresas não estavam pagando. Eu não soube responder também, porque não acompanhava isso”, contou.

Duque afirmou que Lula determinou por meio do ex-ministro Paulo Bernardo, que, a partir de 2007, toda arrecadação de propina ao PT por meio de contratos da Petrobras, fosse negociada com joão Vacari.

Moro perguntou a Duque como ficou definido o pagamento de propina ao partido político pelos estaleiros. “Os 2/3 do partido político, Vaccari me informou que iriam para o Partido dos Trabalhadores, para José Dirceu e para Lula. Sendo que a parte do Lula seria gerenciada por Palocci”.

"O José Dirceu, então ministro, foi chamado para dar uma decisão. A decisão dele foi clara. Ele falou: ‘Não, o PSDB já está contemplado na diretoria da Petrobras, e eu não vou atender a um pedido do doutor Aécio Neves. Então, quem vai ficar na diretoria é Renato Duque”.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2018 © Todos os direitos reservados