Buscar

Varginha está pronta para começar a vacinar contra a Covid-19


As vacinas podem chegar ao município a qualquer momento. A Prefeitura já tem veículo e motorista a postos para buscar as vacinas na Superintendência Regional de Saúde. “A sensação é de dever cumprido porque com a vacina somada ao total empenho da Prefeitura desde o início da pandemia, seguindo os protocolos e sempre na expectativa de que o mundo venceria a pandemia, esse é sem dúvida um momento histórico para se comemorar; Varginha está pronta para começar a vacinar contra a Covid-19”, afirma o prefeito Vérdi Melo.

Todo o aparato para conservação e a manipulação do medicamento também já está pronto seguindo o Plano Nacional de Imunização - PNI. Outra novidade é o quantitativo por grupos prioritários. O secretário municipal, Luiz Carlos Coelho revela que esse primeiro lote possibilitará que sejam vacinados profissionais de saúde, pessoas com 75 anos ou mais e idosos institucionalizados.

Muito emocionado o secretário municipal de Saúde de Varginha declarou que “a chegada da vacina é uma sensação de um bálsamo a mais no momento de um cenário muito ruim;

nesses últimos meses tudo que nós aguardávamos era a vacina para se somar às medidas de prevenção; uma doença transmissível que passa a ter vacina é um divisor de água, então é muito importante, muito importante mesmo”.

Minas Gerais recebeu 561.120 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan e a empresa Sinovac. O público alvo da primeira fase da imunização vai envolver 275.088 mineiros. Estão reservadas 16.560 doses para a população indígena.

Nesse primeiro momento, as equipes itinerantes da Secretaria Municipal de Saúde vão em locais como o asilo, hospitais e também haverá vacinação na Policlínica Central, inclusive para profissionais de saúde. “À medida que for chegando mais vacina para outros grupos prioritários vamos disponibilizar nas unidades dos quadrantes”, explica o secretário de Saúde.

Desse modo, as salas de vacinação foram distribuídas nos locais como se segue:

- Unidade Central de Vacinação (Policlínica Central) - das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira para as imunizações do calendário habitual e para coordenar os grupos de vacinação itinerante; e funcionará das 15h às 21h, de segunda à sexta-feira e nos sábados das 7h às 17h, especificamente para a vacinação contra a Covid. Do mesmo modo, teremos 4 unidades de vacinação de quadrante a saber:

- Policlínica Sion

- Policlínica Mont Serrat

- Policlínica Caic I - Imaculada

- Policlínica Caic II – Cidade Nova.

“Assim o munícipe poderá procurar pela unidade de vacina de quadrante mais próxima de si, a exemplo da experiência exitosa das unidades de gripe que atendem com horário diferenciado criando maior comodidade para os varginhenses”, explica Luiz Carlos.

Acrescente-se que além das salas de vacina já existentes outras serão ativadas, para imunizações do calendário e campanhas do PNI, a saber as UBS´s:

- Girassol

- Vargem

- Fátima II

- Centenário

- Novo Tempo

- Corcetti

- Jardim Áurea

- Damasco/Santa Mônica

- Rio Verde.

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2020 © Todos os direitos reservados