top of page
Buscar

VACINAÇÃO CONTRA O COVID-19 PODE COMEÇAR EM JANEIRO DE 2021, SEGUNDO CARLOS EDUARDO AMARAL


O Secretário de saúde do Estado de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, anunciou na manhã desta segunda-feira (23), que o estado tem planejamento para receber uma possível vacina contra o covid 19 e distribuí-la, já em janeiro de 2021.

Segundo Amaral, o governo do estado trabalha com mais de uma possibilidade de tipo de vacina e projeta um cronograma para chegar à distribuição.

“Temos um plano que está sendo levado conforme o cronograma que foi feito. Nosso objetivo é que a partir de janeiro tenhamos condição de distribuir a vacina. Levando em consideração que se a vacina for uma vacina habitual, provável que já esteja chegando, se for a de Oxford, a vacina tem o mesmo padrão de acondicionamento que a vacina da gripe. A nossa estrutura já é a estrutura que temos montada. O que seria diferente é termos insumos a mais e um treinamento melhor da rede, mas estamos nos preparando para toda vacina que puder chegar, independente da condição que for, porque temos que estar prontos para elas”, afirmou.

O Deputado Estadual Carlos pimenta (PDT), e também presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, fez um adendo sobre as vacinas que estão sendo testadas no mundo podendo ser adquirida pelo governo federal.

Existe uma vacina que está sendo testada e que necessita de armazenamento de -70ºC. Nenhum freezer nosso chega a isso, o máximo que chega é a -26ºC, então não pode colocar nesse normal. E vai que seja essa a escolhida pelo governo federal. Então, seria muito interessante a secretaria se preparar para isso, seria importante focar nesse programa de vacinação”, alertou Pimenta.

bottom of page