UPA incorpora “Priorização Social” no fluxo de atendimento
A partir dessa quinta-feira, dia 19, o atendimento na UPA de Varginha, além de respeitar os parâmetros de Classificação de Risco de Manchester, englobará também as Leis de Priorização Social.
As fichas de atendimento serão separadas respeitando a Classificação de Risco identificadas pelas cores, que por sua vez, tem a escala das prioridades. Três cores definirão as prioridades desse atendimento:
ü Vermelho – PRIORIDADE 1 - para idosos com 80 anos ou mais
ü Verde – PRIORIDADE 2 - para idosos com 60 anos ou mais
ü Rosa – PRIORIDADE 3 - para as pessoas com deficiência física ou mental, gestante, lactante, pessoas com criança no colo, obesos e autistas.
O secretário municipal de Saúde, médico infectologista Luiz Carlos Coelho enfatiza que “a inclusão, a equidade e a otimização dos protocolos e fluxogramas nos nossos serviços de saúde são os pilares que norteiam o protagonismo da Secretaria Municipal de Saúde de Varginha”.
A novidade é que o atendimento aos pacientes vai respeitar também as regras do atendimento preferencial em cumprimento à lei 10.741/03 que determina prioridade para idosos com 80 anos ou mais e na sequência os com 60 anos ou mais e também à lei 10.048/00 que prioriza atender pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, quem tem crianças de colo, obesos e autistas.
A enfermeira Máriman Silvério Michels, responsável pela incorporação da priorização social, explica que “no acolhimento aos usuários na Classificação de Risco, que é realizada por enfermeiros devidamente capacitados para tal procedimento, caso tenha mais de um paciente preferencial, será respeitada a ordem estabelecida pelo Protocolo de Manchester, seguida da ordem da Prioridade Social de acordo com o horário da ficha de atendimento e posteriormente os demais pacientes em geral”. Ela ressalta que “a gravidade clínica sempre prevalece sobre o atendimento preferencial, ou seja, um paciente Verde de 80 anos não passará na frente de um paciente de 30 anos classificado na cor laranja, porque a gravidade dessa pessoa mais nova requer prioridade no atendimento”.
O prefeito de Varginha, Vérdi Melo garante que a atualização nos serviços prestados à população é uma constante na cidade. “Estamos sempre buscando melhorar o atendimento para os varginhenses e claro, esse é um processo contínuo que passa pela qualidade e pela humanização”, afirma Vérdi.
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