TERREMOTO DE MAGNITUDE 7.8 DEIXA DESTRUIÇÃO E MILHARES DE MORTOS NA TURQUIA E NA SÍRIA
Um forte terremoto na madrugada desta segunda-feira (6), mais precisamente, às 4h da manhã, atingiu a Turquia deixando destruição e morte. Mais de 1300 mortes já foram confirmadas até o momento.
O epicentro foi a 23 quilômetros a leste de Nurdaji, na província de Gaziantep, na Turquia, a uma profundidade de 24,1 quilômetros, as informações são do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Nurdaji está próximo à fronteira da Síria. O terremoto foi sentido na Grécia e também no Líbano.
Pelos menos 34 prédios desabaram e as equipes de resgate estão a procura de sobreviventes. Mais de 2.000 pessoas já foram resgatadas com vida, até o momento.
Os hospitais locais (Síria/Turquia) estão sobrecarregados com pacientes pelos corredores.
Segundo a jornalista Eyad Kourdi, que mora em Gaziamtep, houve até oito tremores secundários após o terremoto em menos de um minuto.
Aeroportos locais estão com as pistas rachadas sem condições de aterrisagem e decolagem.
“Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação do AFAD”, escreveu Erdogan presidente da Turquia, no Twitter.
Segundo os órgãos competentes, este é o maior terremoto já visto na região em cem anos. Vários países da Europa e de outros continentes já ofereceram ajuda.
コメント