Buscar

TERCEIRA FASE DE TESTES DA VACINA CHINESA SERÁ REALIZADA EM SÃO PAULO


A chinesa Sinovac Biotech realizará a terceira fase de testes da vacina contra o coronavírus no estado de São Paulo em uma parceria com o Instituto Butantan. Nas duas primeiras fases, a vacina se mostrou eficiente em mais de 90% dos voluntários. Nas duas primeiras fases do imunizante desenvolveram anticorpos e nenhum deles apresentou efeitos colaterais graves. Participaram do experimento um total de 743 voluntários saudáveis com idades entre 18 e 59 anos.

A terceira e última fase, considerada fundamental para sua comprovação, será realizada em cerca de 9 mil voluntários e se iniciarão daqui três semanas. A vacina será cedida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) com distribuição gratuita, conforme divulgado pelo governo do estado de São Paulo.

Na última fase, os voluntários serão divididos em dois grupos: metade tomará a vacina e a outra metade receberá um placebo ou outro imunizante que não protege contra o novo coronavírus. Segundo, Alexandre Barbosa, chefe do departamento de infectologia da Unesp, essa metodologia é chamada de ensaio clínico randomizado duplo cego.

“Nem os voluntários nem os pesquisadores sabem quem está recebendo a vacina para a covid-19, um imunizante não específico ou o placebo. Cada paciente recebe um número de identificação. No final da pesquisa, esses dados são abertos e só a partir daí é possível saber se quem tomou a vacina contra o novo coronavírus se protegeu mais do que quem tomou um imunizante não específico ou placebo”, afirma.



35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2020 © Todos os direitos reservados