top of page

SOPÃO SOLIDÁRIO DA DONA DORA ESTÁ DE VOLTA À VILA FLORESTA


Alimento que aquece o corpo e o coração retoma ação social que já atendeu centenas de famílias


Após um período de interrupção, uma das mais tradicionais ações de solidariedade de Varginha está de volta: o Sopão Solidário idealizado e conduzido por Doralice Abreu Costa, a Dona Dora, presidente do Conselho Comunitário do Bairro Vila Floresta.


A iniciativa, que por muitos anos ofereceu sopa gratuita às famílias em situação de vulnerabilidade social, foi pausada na Pandemia da Covid-19 e ainda não tinha conseguido ser retomada por falta de apoio. “Infelizmente, depois da pandemia, não conseguimos parceiros suficientes para voltar. Mas agora, com o apoio da Prefeitura de Varginha, conseguimos voltar com esse trabalho tão importante”, relata Dona Dora.


O retorno foi possível graças ao suporte da Divisão de Relações com a Comunidade, vinculada à Secretaria de Governo e ao patrocínio de empresas parceiras da região. A ação foi relançada oficialmente na quarta-feira (28), com distribuição de aproximadamente 24 litros de sopa preparada com 6kg de macarrão, legumes e carne — todos ingredientes doados por parceiros e colaboradores.


Segundo Dona Dora, cerca de 80 pessoas foram atendidas nesta primeira edição em 2025. “Tudo é feito com muito carinho, pois segundo a palavra de Deus, a função do homem na Terra é servir o próximo e é isso que me motiva a continuar”, afirma emocionada.


Para o gerente da Divisão de Relações com a Comunidade, André Wyver, o Sopão Solidário vai muito além do alimento físico. “Essa sopa representa mais do que uma refeição. É o carinho, o cuidado e a dignidade com que tudo é preparado. Dona Dora é um exemplo de liderança comunitária, e nós, da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, incentivamos e articulamos junto ao comércio local para que esse projeto ganhasse vida novamente”, afirma André.


O Sopão Solidário é servido todas às quartas-feiras, no Conselho Comunitário da Vila Floresta, localizado na Rua Humberto Limborço.


Para interessados em colaborar com doações ou mesmo se alimentar, as portas estão abertas a todos.


A comunidade da Vila Floresta comemora a volta de uma ação que, mais do que matar a fome, alimenta a esperança.

Commentaires


bottom of page