Buscar

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE VARGINHA TERÁ NOVA SEDE


A Prefeitura de Varginha inaugura na próxima sexta-feira, 14, a nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMEA. A equipe administrativa - composta por sete servidores - mudou do prédio da Prefeitura no centro (Rua Presidente Antonio Carlos) para a sede onde funcionava o Setor de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, no bairro São Geraldo.

A nova sede conta com seis salas de escritório mais sala de reunião, sala de almoxarifado, cozinha, quatro banheiros (dois femininos e dois masculinos) e estacionamento para quatro veículos. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira, a mudança para uma estrutura mais ampla refletirá inclusive no atendimento com maior presteza à população. “Com essa nova sede a Secretaria de Meio Ambiente cria uma identidade, pois antes ficava na Prefeitura do centro inclusive com dificuldade de acesso devido à escada com mais de um lance e agora temos maior comodidade, conforto e inclusive acessibildiade para atender a população”, destaca Joadylson.

A Administração Municipal investe na preservação ambiental e prova disso, é que em 2013, a Secretaria tinha 20 funcionários e atualmente possui 120; tinha dois veículos pequenos e hoje a frota é composta por quatro veículos e mais duas caminhonetes, além de 16 caminhões (12 compactadores de lixo, 2 para a coleta seletiva, 2 para poda de árvores, sendo 1 adquirido recentemente com cesto aéreo para podas altas). O crescimento da estrutura deve-se ao incessante desenvolvimento do município e ao acompanhamento das necessidades com a responsabilidade de coordenar e fomentar as atividades. “A previsão é que a Secretaria de Meio Ambiente cresça ainda mais, já que a partir de 2021 o Estado vai sair fora do licenciamento ambiental que deverá ser assumido pela SEMEA”, explica o secretário.

Entre os principais avanços desde 2013 quando assumiu a SEMEA, Joadylson cita que Varginha contabiliza a conquista do Aterro Sanitário que começou a operar em julho de 2017 e colocou o município na vanguarda dos cuidados com a natureza. “Varginha é uma das poucas das 5 mil cidades do país que contam com a universalização do saneamento que tem como pilares os cuidados com água, esgoto, drenagem e resíduo sólido”, explica o prefeito Vérdi Melo.

Entre as atribuições da SEMEA – que atende pelos telefones (35) 3690-2529/2311 - com base na condução do desenvolvimento socioeconômico do município de forma sustentável estão:

- a administração dos Parques São Francisco, Novo Horizonte, Centenário e dos Dinossauros, que está sendo limpo e revitalizado;

- toda poda e corte de árvore na cidade;

- Setor do Bem-estar Animal

- todas os projetos de viabilidades ambientais, inclusive os loteamentos ou empreendimentos a serem implantados na cidade passam antes pela vistoria dos técnicos da SEMEA;

- coleta de lixo em 154 bairros varginhenses;

- coleta seletiva às quartas e quintas-feiras.

A inauguração da nova sede da SEMEA à rua Jaime Venturato, 50 - Bairro São Geraldo, será às 9h, dia 14.

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2020 © Todos os direitos reservados