top of page
Buscar

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VARGINHA SE DESTACA COM 4 PROJETOS CLASSIFICADOS NO PRÊMIO LIGA STEAM


Estamos extremamente orgulhosos em compartilhar uma excelente notícia: Varginha, por meio da sua Rede Municipal de Ensino, tem a honra de ter 4 trabalhos classificados para a etapa final do renomado Prêmio Liga STEAM 2023.

Para contextualizar, essa premiação visa reconhecer e destacar iniciativas que promovam a integração e a inovação nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) na educação. O Prêmio Liga STEAM é uma iniciativa promovida pela Fundação ArcelorMittal e Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, para reconhecer e valorizar a troca de ideias, a aplicação da abordagem STEAM em sala de aula e o engajamento de alunos e professores em desafios de suas comunidades locais. A participação de Varginha no Prêmio Liga STEAM 2023 foi marcada por uma conquista notável: os quatro trabalhos classificados estão entre os 150 selecionados num rol de quase 1.000 projetos inscritos em todo o Brasil. Isso reflete não apenas o engajamento dos educadores e alunos, mas também a qualidade e relevância dos projetos desenvolvidos nos CEMEIs e escolas municipais. Na Educação Infantil, os projetos "Café além da xícara: reutilizando a borra de café", idealizado pela professora Sabrina Aparecida Pereira, do CEMEI Profª Ariadna Balbino Gambogi, e "Cuidando do(a) coleguinha, eu cuido do mundo", de autoria de Maria de Fátima Elói Reis, do CEMEI Luiz de Melo Viana Sobrinho, foram reconhecidos pela sua inovação e propósito sustentável.


No Ensino Fundamental, os projetos "Do lixo para a vida: retalhos de um mundo melhor", do 5º ano, professora Luciene Aparecida Roza Carvalho, da Escola Municipal Wanderley Bueno de Oliveira, e "Escola em ação: espaço verde sustentável", do 4º ano, Professora Mislaine do Carmo Cardoso, da Escola Municipal José Augusto de Paiva, demonstraram criatividade e impacto positivo na comunidade.


Os professores com projetos classificados receberam o livro "STEAM em sala de aula", de autoria da Professora Dra. Lilian Bacich e Prof. Dr. Leandro Holanda e 2 kits de prototipação para trabalhos com robótica. As professoras têm até o dia 29 de outubro para concluírem a implementação dos projetos e fazer o envio dos relatórios. Estamos na torcida para a premiação final, com a divulgação dos 10 projetos finalistas de cada categoria que acontecerá em novembro.


Acreditamos que iniciativas como essas são um verdadeiro reflexo da transformação que a educação pode promover, ao incentivar a criatividade, a sustentabilidade e a inter/transdisciplinaridade. Que esses projetos inspirem muitos outros educadores a explorarem o potencial da Educação STEAM e a construírem um futuro melhor e mais promissor para nossas crianças.

Vânia Flores

Coordenadora Pedagógica

Seduc - Varginha


Comentários


bottom of page