Prefeitura de Varginha implanta programa EDUCAÇÃO EM SAÚDEcontra o COVID – 19
A parir de amanhã, quarta-feira, 15, a Prefeitura de Varginha, por meio da secretaria Municipal de Saúde, inicia uma nova ação no enfrentamento do Covid-19 na cidade. Trata-se do programa Educação em Saúde, que envolverá profissionais da saúde (Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares de Saúde Bucal), que serão disponibilizados às unidades de Estratégia de Saúde da Família e a Coordenação Municipal de Atenção Básica para realização de processo junto a população nas áreas das Unidades Básicas e região central da cidade.
O processo será aplicadonas no entrono das unidades dos bairros Bom Pastor, Vila Mendes, Centenário, Sion, Santana, Canaã, Barcelona e região Central, que apresentam maior concentração de pessoas circulando.
“Tendo em vista a necessidade de oferecer orientação e estimular a população ao autocuidado, estamos montando equipes para realizar uma Educação em Saúde ao redor das Unidades. O nosso objetivo é fazer um levantamento do conhecimento que a população possui, sobre como prevenir o contágio do CORONAVÍRUS, estimular o uso de máscara caseira e manter o isolamento social”, explica a coordenadora da Atenção Básica, Andréa Maróstica.
O processo consiste na abordagem da população visando a aplicação de um questionário direcionado e, ao final, a prestação de orientações quanto ao Novo Coronavírus, falando das formas de transmissão, sintomas e medidas preventivo – profiláticas. “Estes questionários serão entregues para os responsáveis pelas unidades para controle posterior e providências de monitoramento em caso de necessidade”, explicou Andréa
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Andréa conta ainda que o termo Educação em Saúde está condicionado às ações que são transmitidas aos indivíduos com intuito de elevar a sua qualidade de vida e consequentemente de saúde. Neste processo os profissionais de saúde possuem papel primordial, uma vez que, são eles próprios os responsáveis pela disseminação de conhecimentos concretos para o alcance dos objetivos de melhorar a saúde das pessoas.
“As práticas de educação em saúde envolvem três segmentos de atores prioritários: os profissionais de saúde que valorizem a prevenção e a promoção tanto quanto as práticas curativas; os gestores que apoiem esses profissionais; e a população que necessita construir seus conhecimentos e aumentar sua autonomia nos cuidados, individual e coletivamente”.
Tendo em vista a necessidade de oferecer orientação e estimular a população ao auto cuidado, neste sentido, estamos montando equipes, para realizar uma Educação em Saúde ao redor das Unidades. O nosso objetivo é fazer um levantamento do conhecimento que a população possui, sobre como prevenir o contágio do CORONAVírus, estimular o uso de máscara caseira e manter o isolamento social.
Comentarios