top of page
Buscar

PREFEITURA ATUA EM VÁRIOS SETORES PARA TENTAR CONTROLAR A PANDEMIA EM VARGINHA


A Prefeitura Municipal de Varginha colocou diversas equipes da Guarda-Civil Municipal, Vigilância Sanitária e de Posturas para fiscalizar bares, restaurantes, conveniências, clubes etc. Vários estabelecimentos foram visitados neste final de semana visando o cumprimento dos Decretos Municipais.

Pela falta do uso de máscaras os clubes receberão, nesta terça-feira (26), os autos de infração.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, o maior problema da propagação da Covid-19 em Varginha está dentro das casas, com surtos intra-familiares. As famílias insistem nos encontros e confraternizações. Essas denúncias são encaminhadas para a Polícia Militar. O secretário municipal de Saúde, médico infectologista Luiz Carlos Coelho já vem fazendo esse alerta há algum tempo. “Não conseguimos barrar ainda a transmissão da Covid-19 dentro das casas, além de ser um espaço inviolável, as contaminações seguem seja pelo descuido em relação às medidas básicas da prevenção – banho e trocaras roupas e calçados antes de permanecer juntos aos familiares, higienizar as mãos frequentemente, usar máscaras se estiver suspeito ou com síndrome gripal; ou pela insistência das festas e confraternizações familiares”, explica.

A Prefeitura de Varginha continuará de olho nos ranchos que demonstram o que já era previsto, o problema da aglomeração e o não cumprimento das medidas protetivas e preventivas.

As equipes também foram para a rua verificar o uso obrigatório da máscara. Os fiscais estão de olho principalmente em locais de grande movimentação de pessoas como o alto da Cemig onde muitos caminham e praticam atividades físicas e no centro. “Como explica o prefeito Vérdi Melo: existe uma minoria que insiste em não usar a máscara”, revela Nara Alvarenga, chefe da Vigilância Sanitária. Outro hábito que está sendo detectado é que as pessoas tiram a máscara ao falar no telefone, o que não deve acontecer. Nara conta ainda que foram distribuídas máscara para a população em situação de rua.

Apesar do empenho em barrar a Covid na cidade, a Prefeitura de Varginha pede encarecidamente para que as pessoas sigam os protocolos da prevenção, pois só no último fim de semana foram registrados cinco óbitos na cidade. “Todos sabem muito bem como prevenir a doença e todos tem que dar valor a vida, ou seja, aprendam pelo amor e não pela dor”, destaca o secretário de Saúde.

bottom of page