PESQUISAS APONTAM VITÓRIA DE ROMEU ZEMA AINDA NO PRIMEIRO TURNO EM MINAS GERAIS
Enfrentar o atual governador de Minas Gerais, já era em trâmites normais um grande desafio. Mas unir-se ao Petista Lula da Silva foi um tiro no pé do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.
O que muitos cientistas políticos tinham em mente que com o alinhamento PSD/PT poderia haver uma frente que concorreria voto a voto com o governador Romeu Zema. Aconteceu exatamente o contrário, Alexandre Kalil foi exposto nas Redes Sociais batendo no petista há tempos atrás, e agora, isso vem causando um revés nos eleitores mineiros que na última pesquisa DataTempo divulgada hoje, apontou Romeu Zema com 48,3% e o ex-prefeito da capital mineira com 23,2%. Na pesquisa Datafolha, aponta Romeu Zema com 48% e Alexandre Kalil com 21% das intenções de voto. Com um detalhe, Alexandre Kalil é o candidato de maior rejeição em todo o estado. No interior, Romeu Zema tem a maior preferência do eleitorado mineiro e deve vencer às eleições ainda no primeiro turno.
A pesquisa DataTempo, foi estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada aos entrevistados). Carlos Viana (PL) chegou a 3,7%, Renata Regina (PCB) a 1,8%, Marcus Vianna (PSDB) a 1,2% e Lorene Figueiredo (PSOL) a 0,8%.
Outra surpresa foi o resultado do tucano Marcus Viana, que na pesquisa anterior ultrapassava a marca de 2% e agora houve um recuo de quase 1 ponto percentual.
A pesquisa DATATEMPO foi realizada pelo instituto com recursos próprios. Os dados foram coletados entre 15 e 20 de julho de 2022. Foram realizadas 2.000 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada sob os protocolos TSE BR-08880/2022 e TRE MG-08733/2022.
Comments