O QUE PODE ACONTECER COM A GUERRA EM ISRAEL E COM O HAMAS
Entenda o que pode acontecer com a guerra Israel e Hamas.
O que é o Hamas? O Hamas é um grupo fundado em 1920 no Egito, uma organização islâmica militar, um desdobramento da irmandade mulçumana que significa "Movimento de Resistência Islâmica". Surgiu pela primeira vez em 1987.
O Hamas cobra de Israel a libertação da Palestina, recusando-se ao diálogo. Em 1993, se opôs aos Acordos de Oslo, um pacto de paz entre Israel e a Organização para a libertação da Palestina (OLP). Neste acordo, estabelecia-se também, a Autoridade Palestina (AP) na Cisjordânia ocupada por Israel. O Hamas é reconhecido pelo Estados Unidos como uma organização terrorista, que recebe armas e treinamento do Irã.
Mais de mil militantes do Hamas invadiram o território israelita matando civis, crianças e centenas de soldados. Esta é a maior invasão do grupo islâmico no estado de Israel. O pesquisador do Instituto de Estudos de Segurança Nacional (INSS) em Tel Aiviv Kobi Michael, disse: "O Hamas não será mais o Hamas que conhecíamos anos atrás".
Mohammed bin Salman, o príncipe herdeiro saudita, se dizia otimitista em relação com as negociações em Whashington no sentido de estabelecer laços com Israel. Seria a normalização saudita/israelense, um momento marcante para a legitimidade regional de Israel, que poderia levar outros países mulçumanos a aderirem. A Arábia Saudita já havia prometido não reconhecer Israel até que este concedesse a independência palestina.
Com os acontecimentos dessa semana, tudo isto pode ter ido água abaixo, pois o Hamas acertou um cruzado de direita certeiro em Israel que, com certeza, irá mostrar toda a sua capacidasde de reação.
O grupo militar israelita tem o apoio das Forças Armadas Americanas, por isso, a consistência é robusta, e este ataque onde mais de 100 pessoas foram feitas reféns (crianças e mulheres), está mexendo com a capacidade de inteligência israelita, onde a reação virá de forma violenta e volumosa. O comando militar de Israel garantiu que, o Hamas jamais será o mesmo...
Comments