top of page
Buscar

O QUADRO ATUALIZADO DO CORONAVÍRUS NO MUNDO


Há veículos de comunicação que vem causando alardes e deixando a população cada vez mais doente, psicologicamente falando. Estamos em uma pandemia, o próprio nome já fala, pandemia (enfermidade epidêmica amplamente disseminada). O Brasil é um país com 209 milhões de habitantes, ou seja, um dos mais populosos do mundo, é natural que tenhamos números de casos e mortes proporcional ao número de habitantes. Até a manhã de hoje, já foram computados 11.410.447 pessoas infectadas em todo o mundo que resultaram em 534.164 mortes, o que resulta em 4,68% da população infectada, e temos 6.458.909 casos recuperados, 56,61% do total de infectados. Como não há uma vacina eficaz no combate ao coronavírus disponível no mercado, o que se tem que fazer neste momento não é ficar procurando culpados, mas seguir as orientações médicas que já mostraram, são eficazes na prevenção do vírus. Se está no grupo de risco, procurar ficar em casa e sair apenas em casos de extrema necessidade, usar máscara continuamente fora de casa, usar álcool gel constantemente nas ruas, lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar aglomerações, mantendo 2 metros de distância em filas e em estabelecimentos comerciais, e aguardar as promessas dos cientistas ingleses que, programam para outubro deste ano o começo da distribuição mundial da primeira vacina eficaz (segundo eles) a sair do Reino Unido.

No Brasil, já foram infectados 1.578.376 pessoas, dos quais, 978.615 foram recuperados, levando a óbito 64.365 (números até a manhã deste domingo (5). O Brasil tem 4,07% de fatalidades pelo covid-19, sendo um dos primeiros no mundo em recuperação de casos, e é o sétimo no mundo em infecção do vírus proporcionalmente ao número de habitantes.

A verdade é que o coronavírus ainda vai causar muito estrago em todo o mundo até o final de 2020. Será um ano atípico, sem comemorações de datas festivas, aniversários isolados, natal sem festa, e assim por diante. Por isso, o que temos a fazer é prevenir. Não adianta, nesta altura de campeonato querer achar culpados. Você é dono de si mesmo e Deus de todos.

bottom of page