O CORRUPTO MEDE O BENEFÍCIO E O RISCO QUE É PEQUENO - DEPUTADA ADRIANA VENTURA
A deputada Federal Adriana Ventura, formada em Administração Pública e Administração de Empresas, é uma das idealizadoras do PL 1485 - contra a corrupção no Brasil. Nesta noite de quinta-feira (17), Adriana deu uma entrevista ao R7 e falou sobre o PL.
“O objetivo desse Projeto de Lei contra a corrupção é duplicar as penas dos crimes cometidos contra a administração pública. Porque nesta pandemia foi decretado estado de calamidade pública, e quando isso acontece os processos licitatórios são afrouxadas, as regras são muito mais fáceis, por quê? Tem muito dinheiro e o gestor precisa ter serenidade para comprar respiradores e insumos, não dá para ter todo o processo do jeito que é, pois se torna moroso. Só que, isso da margem para que as pessoas se aproveitem dessa situação, e infelizmente, o dinheiro destinado à saúde é desviado em benefício próprio, e a gente vê inúmeras e inúmeros escândalos de corrupção. E a gente tem que lidar com isso de maneira muito firme, por que, existe sim, alem dos escândalos de corrupção, das denúncias, nós temos bilhões que foram desviados em números assustadores. Então, é necessário aumentar a pena. Por quê? Porque existe a intensidade da punição e existe a efetividade da punição, por isso que a gente quis aumentar as penas”.
“Na verdade, quando a gente fala de combate à corrupção, a gente está falando num conjunto de medidas coordenadas. Não existe uma bala de Prata certeira, é um esforço coletivo não só dos parlamentares, mas de toda sociedade civil, de todos os cidadãos. Então, existe sim, o sentimento de impunidade e o corrupto, na verdade, ele mede o benefício que é enorme e o risco que é pequeno”.
Esse projeto de lei não vai resolver o problema da corrupção, mas é mais um degrauzinho que a gente sobe que tem que ser coordenado. Esse projeto de lei foi sugestão do cidadão.
“Corrupção é crime de rico contra pobre, quando eu estou falando de rico, eu estou querendo disser o quê? É uma pessoa que está numa posição que permite que ela faça isso. Então, vamos entender: É uma pessoa que pensa, é uma decisão pensada, é planejado, como eu vou fazer, ele organiza para fazer. Nós temos uma população carcerária que é enorme, e dos crimes de corrupção, apenas 02% estão lá”.
O projeto de lei foi protocolado no dia 2 de abril, já estamos em setembro, já foi aprovado na Câmara e está aguardando a boa vontade do presidente do senado Davi Alcolumbre, para que coloque em prática.
Nós só temos que bater palmas para um projeto como esse e a novos políticos como esses que vem surgindo no Brasil. Por isso, confiar neste país é dar um voto de confiança aos novos políticos. Acreditamos que, haverá uma mudança grande muito grande no Congresso e no Senado Federal nas próximas eleições. A parafernália da corrupção que veio, mais uma vez, juntamente com a pandemia, serviu para medirmos o tamanho do rombo e o perfil da maioria dos políticos desses país. A verdadeira intenção de cada partido e a dedicação de homens sérios que querem ver um Brasil bem melhor no futuro.
Comments