NO RIO SÃO FRANCISCO PEIXES SOBEM A CACHOEIRA PARA A REPRODUÇÃO
Após as longas chuvas que caíram no estado de Minas Gerais, a bacia do Rio São Francisco foi agraciada com essas águas, onde agora, os peixes dão espetáculos, subindo o rio em direção a cabeceira para a reprodução. A cena é vista com frequência na cidade de Pirapora, no Norte de Minas Gerais, onde a população da cidade se encosta à beira do rio para apreciar a piracema.
O Rio São Francisco é um dos maiores e principais rios do estado, onde sua história está ligada a fartura de peixes em toda sua extensão.
O ambientalista Roberto Mac Donald, idealizador e coordenador do projeto "Amigos das Águas", disse: “É primeira vez, desde a grande mortandade de peixes ocorrida no rio em 2004 e 2005, que estamos vendo novamente aumentar os cardumes no Rio São Francisco. Isso é motivo de grande alegria para mim e todos os pescadores e moradores ribeirinhos”
Ele conta que faz expedições há 33 anos entre a Usina de Três Marias e Pirapora. Ele relata a fartura de peixes no Velho Chico. Meu sogro tinha um frigorífico em Pirapora, que vendia cerca de 50 toneladas de pescados por mês. Ele abastecia muitos restaurantes. Mas há anos ele fechou o frigorífico porque não tinha mais peixes para vender”, relata Mac Donald.
Comments