MPMG DEFLAGRA SISTEMA DE CORRUPÇÃO NO PRESÍDIO DE VARGINHA ENVOLVENDO DE DIRETORES À ADVOGADOS
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por seu Grupo de Atuação Especial ao Crime Organizado (GAECO/Varginha), e pela 7ª promotoria de Justiça da Comarca de Varginha, deflagraram na manhã desta segunda-feira (14), em ação conjunta com a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Depen, a Operação Penitenciária, para desarticular organização criminosa envolvida com crimes de corrupção passiva, receptação e embaraço às investigações.
Foram cumpridos nesta manhã, cinco mandatos de prisão preventiva e um de prisão temporária contra diretores, policiais penais, advogados e um empresário, além de 12 mandatos de busca e apreensão.
Foram oferecidas denúncias contra seis pessoas pela prática de 11 crimes.
Segundo o MP, policiais penais cobravam propinas de pessoas privadas de liberdade para outros fins, dentre eles, transferências ou permanências na Unidade de Varginha (onde o regime semiaberto é domiciliar), obtenção de trabalho externo, além de outros confrontos.
Advogados e particulares seriam intermediários das propinas. No caso, estão cinco promotores de Justiça e três servidores do MPMG, dezenove policiais militares, três policiais civis e quinze policiais penais.
Comments