MAIS UMA MORTE DE ALUNO NO CENTRO NACIONAL DE PARAQUEDISMO DE BOITUVA
O empresário Andrius Pantaleão, de São Bernardo do Campo/SP, morreu neste domingo (31/07), em mais um acidente no Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva/SP, onde Pantaleão era aluno.
Havia 13 paraquedistas no avião e Andrius era um deles. Era o seu terceiro salto e só podia saltar acompanhado do instrutor. Ele foi um dos primeiros a saltar, logo após o instrutor Paulo César Mikai tê-lo orientado e largado o futuro paraquedista para manobra de estabilização, mas Andrius começou a rodar, despescando em queda livre a mais de duzentos quilômetros por hora e a dois mil metros de altitude, atingindo um portão de uma residência, na zona urbana de Boituva.
O delegado de Polícia Civil, Emerson Jesus Martins, conseguiu que a justiça suspendesse todas as atividades do Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva, alegando falta de segurança. Emerson alega que essa modalidade de esporte é muito arriscada e tem que ser tratado de forma muito diferente, alegando a necessidade de uma regulamentação.
Marcelo Costa, presidente do Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva, alegou que eles adotam regras de segurança muito maior do que todos os centros de paraquedismo do Brasil.
Em torno da pista do Centro de Paraquedismo, há quinze escolas de paraquedismo que agem como uma espécie de condomínio, como se fosse um minishopping. O centro e as escolas de paraquedismo da cidade movimenta cerca de 1/4 da economia de Boituva com mais de 60 mil habitantes. O prefeito confirmou que o paraquedismo é uma das principais fontes da economia local, e que já está pensando em construir uma nova pista para melhorar a atividade. Foram mais de 80 mil saltos em seis meses. Em abril deste ano, a Sargento do Exército Bruna Ploner, morreu em consequência de uma queda com seu paraquedas. Em maio, um avião que saiu do campo de paraquedismo, fez um pouso forçado em um sítio na região, onde duas pessoas morreram. E segundo a Anac, o avião estava com sua certificação em dia, e as investigações sobre a queda ainda não foram concluídas.
Comments