IPEC E DATAFOLHA SÃO ALVO DE INVESTIGAÇÃO E CPI

Foram registrados os contratos mais altos na reta final do primeiro turno das eleições 2022, onde IPEC e DataFolha receberam R$ 37,6 milhões por pesquisas.
Os valores chamaram a atenção dos parlamentares que querem uma CPI para apurar os valores e os números do 1º turno e da Polícia Federal. As pesquisas do IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), ex-ibope, custaram aos patrocinadores R$ 23,4 milhões em 2022. O Datafolha, vem logo em seguida, com R$ 14,2 milhões, informação registrada na base de dados aberto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As últimas pesquisas IPEC foram contratadas pela TV Globo, no valor de R$ 347.659 cada uma. Já a Datafolha declarou que recebeu R$ 617.972 para uma pesquisa com 12.800 eleitores, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, véspera da eleição.
Nesta quinta-feira (6), o número de assinaturas no parlamento foi suficiente para a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). Vinte e sete senadores apoiaram a proposta de Marcos do Val (Podemos-ES). A intenção é entregar ao presidente do Senado Rodrigo Pacheco a proposta que deve obter mais assinaturas ao longo da próxima semana.
O que chamou a atenção dos parlamentares foi a discrepância entre a intenção de votos aferida e os resultados apurados nas urnas.
Marcos do Val, citou no texto, "expressivos e inegáveis impactos dessas pesquisas na formação do cenário político-eleitoral [...] e na formação da decisão do voto pelo eleitor"; a "possibilidade, convincente, de preferências de algumas instituições por determinados candidatos"; e a variação de resultados entre institutos.
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