top of page
Buscar

EPAMIG realiza webinário gratuito sobre implantação de vinhedos


Conversa on-line vai ocorrer na sexta-feira, 15 de janeiro, às 16h. Para participar não é necessário fazer inscrição


A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promove na sexta-feira, 15 de janeiro, às 16h, mais um webinário on-line e gratuito sobre vitivinicultura. O tema da vez será a implantação de vinhedos, abordado pelo pesquisador da empresa, Francisco Câmara. A moderação será conduzida pela enóloga da casa, Isabela Peregrino. O evento não requer inscrições. Para participar, basta acessar o link (clique aqui).


O webinário integra uma série iniciada em julho de 2020. Ao longo do último ano, pesquisadores da EPAMIG discutiram temas como tratos culturais das videiras, controle fitossanitário, poda e produção de vinhos tintos, brancos e rosés. Os conteúdos passados estão disponíveis em uma playlist especial no canal da EPAMIG no YouTube.


Durante o webinário, os participantes terão a oportunidade de interagir com perguntas e contar com o apoio técnico da EPAMIG por e-mail. O evento é mais uma ação de difusão e transferência de tecnologias em vitivinicultura para a região de Diamantina (MG), que se desponta como região produtora de vinhos finos em Minas Gerais.


Vitivinicultura em Diamantina


O desenvolvimento da vitivinicultura no município de Diamantina (MG) é tema de um protocolo de intenções firmado em novembro de 2020 pelo Governo de Minas Gerais, por meio da EPAMIG, com a Prefeitura de Diamantina, a Associação dos Vitivinicultores e Olivicultores de Diamantina e Alto Jequitinhonha (AVODAJ) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com apoio da Emater-MG.


O texto prevê cooperação para estabelecimento e execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, cooperação técnica e educacional. Assinado na presença do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, e do cônsul da Itália no estado, Dário Savarese, o protocolo prevê, ainda, estreitamento de laços com a Itália com o objetivo de compartilhar conhecimentos na produção de vinhos e azeites.


O vice-governador, Paulo Brant, realçou a potencialidade vitícola da região e lembrou que Minas, por meio de suas instituições, tem o papel de apoiar as iniciativas da sociedade e provocar os empreendedores com condições de trilhar caminhos para o desenvolvimento e a sustentabilidade.


O número de telefone para mais informações é (35) 3735-1101. A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa)

bottom of page