top of page
Buscar

DESDE O FIM DA DITADURA NÃO HAVIA UM IMPASSE ENTRE O EXÉRCITO E O STF TÃO ACENTUADO


As relações entre Governo e o Judiciário não andam nada bem há muito tempo. As Forças Armadas também não estão nada satisfeitas com a nossa Corte.

O presidente Jair Bolsonaro, autorizou o Ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, a se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para tentar por um fim nos impasses causados pela fala do ministro Luiz Roberto Barroso e pelo indulto cedido pelo presidente ao parlamentar Daniel Silveira (PTB/RJ). Sendo que, o presidente Jair Bolsonaro vem solicitando do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a volta do voto impresso.

No dia 24/04, as relações entre o Poder Judiciário, o Executivo e as Forças Armadas, pioraram ainda mais. A declaração do Ministro Luiz Roberto Barroso, em uma videoconferência, durante o Brazil Summit Europe 2022, sobre a intenção política das Forças Armadas em atacar o processo eleitoral brasileiro, provocou uma reação imediata, não só do Ministro da Defesa, Paulo Nogueira, mas de toda as Forças Armadas.

“Agora, vai pretender usar as Forças Armadas para atacar. Gentilmente convidadas para participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo. Isso seria uma tragédia para a democracia, isso teria uma tragédia para as Forças Armadas que demoraram três décadas para se desvencilhar. (...) Não é comum isso", afirmou o Ministro Luiz Roberto Barroso.

“Afirmar que as Forças Armadas foram orientadas a atacar o sistema eleitoral, ainda mais sem a apresentação de qualquer prova ou evidência de quem orientou ou como isso aconteceu, é irresponsável e constitui-se em ofensa grave a essas Instituições Nacionais Permanentes do Estado Brasileiro. Além disso, afeta a ética, a harmonia e o respeito entre as instituições”, afirmou o Ministro General Paulo Sérgio Nogueira.

Para tentar amenizar todo esse imbróglio, a reunião agendada para essa quarta-feira (4), foi antecipada para hoje, a pedido do General. O presidente Jair Bolsonaro deu o aval para que a reunião acontecesse. Faltam apenas seis meses para as eleições, será que todo esse desencontro será resolvido até outubro?


 

Commentaires


Varginha - MG
O Debate - 2023 © Todos os direitos reservados
bottom of page