top of page
Buscar

CÂMARA DE VARGINHA APRESENTA PROJETO DE LEI QUE INSTITUI PROGRAMA MUNICIPAL DE EQUOTERAPIA


Foi apresentado durante a última Sessão Ordinária da Câmara de Varginha, Projeto de Lei nº 55/2021 que institui o Programa Municipal de Equoterapia e Terapias Assistidas por animais como opção terapêutica de saúde pública para pessoas com necessidades especiais e autismo.

Assinado pela presidente Zilda Silva e pelo vereador Dr. Lucas, o projeto tem como objetivo atender de forma gratuita pessoas com deficiência física e intelectuais, distúrbios comportamentais e/ou dificuldade de aprendizagem.

“Seria muito importante que esse investimento fosse feito pelo Executivo para que as famílias em geral que não dispõem de condições para pagar o tratamento, sejam contempladas e façam gratuitamente a Equoterapia, melhorando a qualidade de vida dos mesmos”, explicou a vereadora Zilda.

De acordo com o Dr. Lucas, esse tratamento tem sido muito prescrito pelos médicos devido à melhora rápida do quadro de saúde dos pacientes.

“A Equoterapia é um recurso de tratamento terapêutico e educacional que utiliza o cavalo para estimular o corpo e a mente, é uma terapia multidisciplinar que proporciona diversos benefícios para quem pratica, tanto na área de saúde como na educação. É uma forma complementar de tratamento utilizada em pessoas com hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo”, explicou.

Ainda justificando o PL, os vereadores destacaram a importância de fortalecer e dar mais apoio a um trabalho que já é desenvolvido e que tem resultados comprovados. “O que desejamos é que se torne algo oficial para que perdure por muito tempo. Que apesar de mudanças na gestão, não deixe de ter o atendimento”.

O projeto está na Comissão de Justiça e aguarda parecer para que seja inserido na ordem do dia das próximas sessões.


bottom of page