Ciro Gomes, o político Canguru. Sete partidos em 38 anos de carreira
Filho de José Euclides Ferreira Gomes Júnior, ex-prefeito de Sobral/CE, entre 1977 e 1983, professor e catedrático em Geografia e história. Ciro Gomes ingressou na política em 1982, quando se filiou ao Partido Democrático Social (PDS). O ator Alexandre Frota publicou no Facebook por onde Ciro Gomes passou nos seus 33 anos de política, até ingressar no PDT, em 2015.
Ciro Gomes foi o político brasileiro que mais mudou de partido em tão pouco tempo de política. Certo que, houve alguns motivos para que ele deixasse um partido e fosse para outro, como foi o caso, quando Ciro Gomes foi Ministro de Lula no seu primeiro mandato.
Em 1982, como dissemos, ele seguiu os conselhos do pai e ingressou na política. O PDS foi o seu primeiro partido, que era a antiga ARENA. Apenas três anos após, Ciro foi eleito para a Assembleia Legislativa com 11.600 votos. Em 1983, apenas três anos de sua eleição, Ciro filia-se ao PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), seguindo Tasso Jereissati, que era filado ao partido.
Em 1990, Ciro filia-se ao PSDB (Partido da Social democracia Brasileira), acompanhando Tasso Jereissati, que já estava no PSDB. Ciro era prefeito de Fortaleza e deixou o cargo para concorrer a governo de estado do Ceará, e suceder Tasso Jereissati.
Em 1997, Gomes filia-se ao PPS (Partido Popular Socialista), após desentendimentos com o então presidente Fernando Henrique Cardoso, o qual, fez duras críticas ao presidente.
Em 2005, Ciro Gomes, filia-se ao PSB (Partido Socialista Brasileiro). Nesta época, Ciro foi Ministro da Integração Nacional do primeiro mandato de Lula, entre 2003 e 2006.
Em 2013, Ciro Gomes filia-se ao PROS (Partido Republicano da Ordem Social), justamente, o ano em que a sigla consegue o registro no TRE. Esta mudança se deu devido o PSB apoiar a candidatura de Eduardo Campos para presidente, quando deixou a base de apoio a Dilma Rousseff.
Não se contentando, em 2015, Ciro Gomes, filia-se no PDT de Brizola. Onde ele foi candidato a presidente do Brasil em 2018, obtendo a terceira posição com 13.344.366 votos.
Uma hora Social Democrata, outra hora, Socialista. O que leva um político a agir assim? Oportunidade ou ideologia? Um político com 38 anos de carreira que pulou de um lado para o outro e passa por sete partidos, tem ideologia política? Eis aí, um político canguru...
Comments