CIRCULA NAS REDES SOCIAIS: "MORO VENDEU OS INQUÉRITOS DA PF PARA JOÃO DORIA" - É FAKE
Está circulando nas redes sociais a notícia de que o ex-Ministro da Justiça "Sérgio Moro vendeu os inquéritos da Polícia Federal para João Doria" - É Fake-News das brabas, pois trata-se de uma mensagem constituída em cima de uma teoria conspiratória muito antiga, consideradas uma das primeiras Fake-News do país.
Após a Copa do Mundo de 1998, há um texto que denuncia um esquema de venda da competição para a FIFA, e a corrente se espalhou por e-mail. A frase que abre o boato é a mesma "Se as pessoas soubessem o que aconteceu na copa do mundo, ficariam enojadas. Atribuída ao lateral brasileiro Leonardo. Trocaram a Copa do Mundo por Ministério da Justiça, que aparece sendo dita pelo presidente da república Jair Bolsonaro (outro fato mentiroso). Bolsonaro jamais se referiu ao ex-ministro dessa maneira.
A notícia fala que os jogadores receberam dinheiro para perder a partida final para a França e que a decisão foi tomada após uma reunião entre "Ricardo Teixeira, o ex-técnico Zagallo, Américo Faria e Ronald Rhovald da Nike.
Essas aberrações tem que serem banidas das redes sociais no Brasil, pois já está se tornando um vício contumaz, a divulgação de mentiras mirabolantes como essa, que passou a ser fake news nos dois fatos, tanto na Copa do Mundo, como no envolvimento do ex-Ministro da Justiça Sérgio Moro, como também, o nome do presidente Jair Bolsonaro.
As penas para irresponsáveis como esses devem ser severas, banindo de vez atos irresponsáveis como esse em todos os sentidos.
Comments